O Povo Karitiana Fala A L Ngua Tupi

1165 palavras 5 páginas
O povo Karitiana fala a língua Tupi/ Arikém, habita a 95 Km ao sul de Porto Velho, numa área de 89.698 ha. Os primeiros contatos com o não-índio foram feitos ainda no final do século XVII, porém conseguiram se manter isolados até o começo do século XX, quando caucheiros e seringueiros dizimaram uma grande parte do grupo e mantiveram os restantes sob regime servil de exploração durante muitos anos. Sua “pacificação” foi feita em 1932, pelo Marechal Rondon.
Antigamente os Karitiana viviam perto de Ariquemes, na BR 364. Com passar dos anos e dada a aproximação do não-índio, foram recuando até as proximidades do Rio Candeias, onde estão há cerca de 32 anos, tendo abandonado sua vida nômade em conseqüência do contato.
A Terra Indígena Karitiana apresenta-se como um quadrilátero localizado inteiramente no município de Porto Velho, estado de Rondônia. Uma porção considerável do leste do território homologado incide sobre a Floresta Nacional do Bom Futuro.
A área apresenta cobertura vegetal do tipo floresta ombrófila aberta, com alguns trechos de floresta ombrófila fechada. Cortado por inúmeros igarapés afluentes do rio Candeias, o terreno eleva-se na direção leste, onde está a Serra Morais, local de importância histórica e simbólica para os Karitiana. Esta área foi deixada de fora da terra demarcada, assim como todo o território que se estende dos limites da área indígena até o rio Candeias, e entre este e o rio Jamari, que os Karitiana apontam como território tradicional do grupo e almejam, algum dia, recuperar. A recente tentativa (2003) de reocupar a área a partir da instalação de uma aldeia às margens do Candeias – fora, portanto, da demarcação atual – e da criação de um GT da Funai para estudar a ampliação do território foi violentamente frustrada por fazendeiros locais que atearam fogo à maloca, destruindo-a (em setembro de 2003).
No momento, a Terra Indígena Karitiana apresenta-se livre de invasões. Num passado recente, foi alvo da exploração madeireira e

Relacionados