O povo brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O documentário “O Povo Brasileiro”, de Darcy Ribeiro, relata a origem da formação da população brasileira, da sua miscigenação.
O capítulo 1, intitulada Matriz Tupi, inicia comentando sobre a“descoberta oficial” do Brasil pelos portugueses. Depois começa uma descrição minuciosa do índio. De acordo com o relato de Washington Novaes, o índio se basta, pois sabe fazer tudo que ele vai precisar aolongo da sua vida.
A convivência indígena era pacífica, onde os índios dividiam suas moradias, seus “pertences” ficavam expostos, porém não havia furtos, diferente de outras nações. Este tipo deconvivência era feita através do modelo dos mais velhos e no “fazer e refazer”. Nota-se nesta parte do documentário, a figura do “bom selvagem e do mau civilizado”, descrito no texto de FrançoisLaplantine. O bom selvagem era descrito como um ser que tinha suas próprias “organizações políticas”, vivendo em harmonia com a natureza e os seus semelhantes, sendo às vezes superior aos seus colonizadores(o mau civilizado).
Os índios tinham liberdade sexual, porém adultérios femininos poderiam resultar em espancamento. A divisão de trabalho entre homens e mulheres era notória. Era função da mulhercuidar da roça e da alimentação. Já ao homem cabia a fabricação de armas e canoas.
Os Tupinambás foram os que mais tiveram contato com a civilização europeia. Eles se dedicavam as guerras e festas.Entre a sua tribo, a convivência era amigável. Porém, entre seus inimigos, eram implacáveis. No entanto, havia uma ética entre eles. Se um índio fosse derrotado, era feito de escravo pelo vencedor. Enão havia fugas, pois feria a moral deles. O ponto máximo era quando o perdedor era devorado pela tribo vencedora.
Outra característica marcante dos índios era a não apropriação do conhecimento. Oconhecimento era compartilhado e nenhum índio mandava em outro por saber mais.
Darcy Ribeiro termina o primeiro capitulo deste documentário dizendo que herdamos vários costumes indígenas, como a...
tracking img