O povo brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Luciano Feijão
Curso: Direito (tarde)
Disciplina: Antropologia do Direito
Professor: Robson Mata
Aluna: Ruth Mota da Silva

Relatório: O povo brasileiro

No filme o povo brasileiro, Darcy explica a mistura de raça falando sobre as proporções que essa mistura tomou no Brasil, quais foram as pessoas que compuseram o nosso povo e em que condições ambientaisela ocorreu, nos fala também que o Brasil é resultado de uma fusão genética que é a mestiçagem. A parte de Encontros e Desencontros no primeiro ato vem nos falar da chegada dos europeus e de seu encontro com os índios que se admiravam vendo os portugueses chegarem porque nunca tinham visto barcos e achavam que era o povo enviado por Deus. Cita um pouco da carta de Pero Vaz de Caminha que contacomo os índios se vestiam, que de ponta a ponta era só mar e de que a terra era de bons ares.
A história do Brasil começa a partir de acasos porque em primeiro momento o poder de Lisboa não deu muita importância para as terras brasileiras. Começa a extração do pau-brasil que se extraia o corante para a tinturaria muito apreciada na Europa em troca de espelhos, utensílios e facas.Posteriormente é fundada a Aldeia Euro-Tupinambá que é criada com a coragem de cada indivíduo que queria compor um Brasil. Nessa aldeia a sociedade foi se constituindo aos poucos e os filhos das índias elas não eram de ninguém eles eram filhos da terra e assim começaram a se formar uma sociedade híbrida.
No segundo ato, as terras de Vera Cruz merece importância. Em 1531 o interesse nas terrasbrasileiras floresce, começam as explorações e a luta para defender o litoral brasileiro. A vila de Piratininga e São Vicente é criada, a economia passa do escambo para a escravidão. Na fundação do Brasil dois projetos de colonização se opõem, um é colonial onde os índios eram à força do trabalho e o outro era o religioso onde se queriam educar os índios por meio dos jesuítas dando criação a catequeseque foi marcada pelos genocídios provocados pela escravidão. Portanto, o que marca o segundo ato é o simples fato de que a escravidão é de negros e não mais de índios.
O terceiro ato mostra a formação do no povo feito de povos milenares e que existe um grande desafio: aceitar a mistura, aceitar que não temos uma essência, uma pureza e que afinal de contas as nossas origens são mestiçase isso não há como negar.
O Brasil e todo século 16 e 17 foi o maior mercado do mundo, tal riqueza vinha do açúcar, contudo, não se pode esquecer de que essa riqueza deve-se da escravidão dos negros. Cria-se então o Brasil Crioulo, que nasceu nos engenhos nordestinos. Naquele tempo a figura do senhor de engenho predominava por ser a autoridade máxima tanto economicamente comojuridicamente e religiosamente, havia uma enorme divisão entre os senhores de engenho e os escravos mais isso não os impediu de que eles tivessem um cruzamento (sexual) o que ocasionou a miscigenação. A senzala era a “a casa grande dos negros” lá os negros eram encaixotados. Com o passar dos tempos foram se construindo Igrejas em Ouro Preto, danças e músicas sacras alegravam Minas Gerais. Finalmente atão esperada abolição da escravidão acontece, agora o mundo dos negros distingui-se do mundo dos europeus. Vale ressaltar que os negros contribuíram para o vocabulário brasileiro, danças, comidas e instrumentos musicais, nos deixaram crenças, figuras míticas que até hoje permanecem como Iemanjá a deusa do amor, o carnaval.
Assim o Brasil vai sofrendo mudanças na sua fisionomia passam portodo um processo e chega ao Brasil Sertanejo, criado pelo gado a sua economia ainda dependia da açucareira. A relação agora era entre o vaqueiro e seu senhor que pagava o trabalho dos vaqueiros em reses e sal. Com a expansão a atividade do açúcar nasceu às estradas, vilas e feiras de gado. Descobriu-se o cultivo do mocó, que passou a ser cultivado por todo o nordeste sertanejo como meeiros. Os...
tracking img