O povo brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo Cap. 01 e 02 de

O Povo Brasileiro (Darcy Ribeiro)
1 MATRIZES ÉTNICAS

A ILHA BRASIL

A costa atlântica, ao longo dos milênios, foi percorrida e ocupada porinumeráveis povos indígenas. Nos últimosséculos, porém, índios de fala tupi, se instalaram,dominadores, na imensidade da área, tanto à beira‐mar, ao longo de toda acosta atlântica e pelo Amazonas acima.
Configuraram, desse modo,a ilha Brasil, pressupondo, no chão da América do Sul, o que viria a ser nossopaís. Não era, obviamente, uma nação. Eramuma grandíssima quantidade de povos tribais, cada um dosquais, ao crescer, se bipartia, fazendo dois povos que começavam a sediferenciar e logo se desconheciam e se hostilizavam.
Se a história, acaso, desse a esses povos Tupi uns séculos mais deliberdade e autonomia, é possívelque alguns deles se sobrepusessem aosoutros, criando chefaturas sobre territórios cada vez mais amplos eforçando os povos que neles viviam a servi‐los.
Nada disso sucedeu. O que aconteceu, foi a introdução no seu mundo de um protagonista novo, oeuropeu. Um pequeno gruporecém-chegado de além-mar,superagressivo e capaz de atuar destrutivamente de múltiplas formas.
Esse conflito se dá em todos osníveis, como uma guerra bacteriológica travada pelas pestes que o branco traziano corpo e eram mortais para as populações indenes, peladisputa do território,pela escravização do índio, pela mercantilização dasrelações de produção, que articulou os novos mundos ao velho mundoeuropeu como provedores de gêneros exóticos, cativos e ouros.
No plano etnico‐cultural, essa transfiguração se dá pelagestação de umaetnia nova, que foi unificando, na língua e nos costumes, os índios, os negros, e oseuropeus aqui querenciados. Era o brasileiro que surgia, construído com ostijolos dessas matrizes à medida que elas iam sendo desfeitas.

A MATRIZ TUPI

Os grupos indígenas encontrados no litoral pelo português eramprincipalmente tribos tupi. Somavam, talvez, 1 milhão de índios, divididos emdezenas degrupos tribais, cada um deles compreendendo umconglomerado de várias aldeias de trezentos a 2 mil habitantes (Fernandes1949). Não era pouca gente, porque Portugal àquela época teria a mesmapopulação ou pouco mais.
Na escala da evolução cultural, os povos Tupi davam os primeiros passosda revolução agrícola. Éde assinalar que eles o faziam por um caminho próprio, juntamente comoutros povos dafloresta tropical que haviam domesticado diversas plantas,retirando‐as da condição selvagem para a de mantimento de seus roçados.Entre elas, a mandioca, o que constituiu uma façanha extraordinária,porque se tratava de uma planta venenosa a qual eles deviam, não apenascultivar, mas também tratar adequadamente para extrair‐lhe o ácidocianídrico, tornando‐a comestível.
Além da mandioca, cultivavam omilho, a batata‐doce, o cará, o feijão, o
amendoim, o tabaco, a abóbora, o urucu, o algodão, o carauá, cuias ecabaças, as pimentas, o abacaxi, o mamão, a erva‐mate, o guaraná, entremuitas outras plantas. Inclusive dezenas de árvores frutíferas, como o caju,o pequi etc. Faziam, para isso, grandes roçados na mata, derrubando asárvores com seus machados de pedra e limpando o terreno com queimadas.
Aagricultura lhes assegurava fartura alimentar durante todo o ano e umagrande variedade de materias‐primas. Desse modo, superavam a situação de carência alimentar aque estão sujeitos os povos pre‐agrícolas, dependentes da generosidade danatureza tropical.Permaneciam, porém, dependentes do acaso para obter outros alimentosatravés da caça e da pesca, também sujeitos a uma estacionalidade marcadapormeses de enorme abundância e meses de escassez (Ribeiro 1970;Meggers 1971).
Daí a importância dos sítios privilegiados, onde a caça e a pescaabundantes garantiam com maior regularidade a sobrevivência do grupo epermitiam manter aldeamentos maiores. Em certos locais especialmentericos, tanto na costa marítima quanto nos vales mais fecundos, essesaldeamentos excepcionais chegavam a alcançar 3 mil...
tracking img