O positivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO


POSITIVISMO:




Fundamentação: Auguste Comte fundamenta a sua filosofia tendo como base a lei dos três estados :
•Estado Teológico,
•Estado Metafísico;
•Estado Positivo.

No Estado Teológico (representativo, politeísta e monoteísta) a imaginação se sobrepõe a observação. A crença nos espíritos sobrenaturais e intervenções de espíritos e deuses explica anatureza dos fenômenos e desempenha uma função social e moral na vida do homem. Nesse nível a explicação se dá meramente ao nível teológico. Corresponde a infância do homem.
Como forma política está associada ao militarismo de regime monárquico. Esta é a fase mais desenvolvida do estado teológico, transição para o estado metafísico.
No Estado Metafísico os deuses são substituídos pelos fenômenosvitais (forças físicas, químicas, etc...) a unidade desses fenômenos eqüivaleria a um monoteísmo panteísta de caráter racional , argumentativo, busca a causa primeira e o fim último das coisas. Não existe aqui mais a subordinação do homem aos deuses, e sim um domínio das forças vitais pelo homem. No plano político o estado metafísico corresponde a substituição do rei pelo jurista e
a sociedademetafísica origina-se do contrato e o estado representa a soberania do povo. Corresponde a juventude do homem.
O Estado Positivo tem por característica a superação das representações teológicas e argumentos metafísicos pela observação. Os fatos são as fontes das proposições positivas universais ou particulares. Esse ideal de certa forma reduz o conhecimento do fato empírico a uma proposiçãoideal em função da lei positiva em relação ao seu método de pesquisa positivo, isolando os fatos em categorias da razão metódica positiva que busca nessas categorias leis imutáveis das relações que a razão metódica concebe, abandonando de certa forma a causa particular dos fenômenos e seus atenuantes, uma vez que o método se sobrepõe a estes e têm caráter imutável de tendência universal.
A unidadedos fenômenos é um fato subjetivo individual, mas a unidade do método positivo têm caráter universal, e pode ser aplicado a toda a humanidade, onde o método se substancia pela fraternidade dos homens em sociedade.
A união entre teoria e prática apoia-se no conhecimento dos fenômenos
e de suas idéias a posteriori. Daí um ponto em comum com as ciências e seu caráter indutivo de previsão: verpara prever. Isso supõe uma ênfase ao desenvolvimento da técnica. O Estado Positivo é o estado técnico-industrial,
onde o homem racional de pensamento positivo explora a natureza.
As ciências positivas são ciências que estudam o real, o certo indubitável apoiado nos fatos, no concreto onde a técnica permite quantificar, analisar, provar.
No plano político e social o poder espiritual passa paraas mãos dos sábios e cientistas, e o poder material passa para as mãos dos industriais.

O POSITIVISMO NO BRASIL:




Não foi na Europa e sim no Brasil que a filosofia de Comte alcançou o seu solo mais fértil, mesmo não sendo o objetivo primeiro do autor.
As idéias positivistas no Brasil começaram a ser alcançadas na fase do segundo império, por volta de 1850, trazidas porbrasileiros que completaram os seus estudos na França. A situação sócio-política brasileira do período foi
o chamado solo fértil onde se disseminou tais idéias. Estudemos um pouco esse solo fértil sócio-político onde essas sementes de ideais germinaram com tanta força e influência.
No período monárquico a situação conseguira gerar insatisfação entre os políticos e intelectuais. A políticaadotada pelo imperador Dom Pedro II era de tal ordem que o poder estava sempre em suas mãos de forma absoluta. Mesmo sendo uma monarquia com uma constituição e um parlamento, o imperador era o árbitro dos partidos e dos estadistas, podendo dissolver o parlamento, ministérios e ministros, ou seja, sempre tinha a palavra final sobre a política, podendo ainda criar os ministérios. Ser do partido de...
tracking img