O positivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6913 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Alessandro Glauco R.A. 909102830
Alexandre Oliveira R.A. 910208355
Fabiana Borges R.A. 910211779
Kelly Ayres R.A. 909208421
Nelci Mateus R.A 909206656
Valéria Alves R.A. 909202377

PROJETO INTEGRADOR
Direito da criança e adolescente

UNIVESIDADE NOVE DE JULHO
São Paulo – 2010
Alessandro Glauco R.A. 909102830
Alexandre Oliveira R.A. 910208355
Fabiana Borges R.A. 910211779
KellyAyres R.A. 909208421
Nelci Mateus R.A 909206656
Valéria Alves R.A. 909202377


PROJETO INTEGRADOR:
Direitos da criança e adolescente

Trabalho apresentado para integrar as disciplinas, do curso de Serviço Social turma 3º semestre, turno manhã, da Universidade Nove de Julho ministrado pelo professor Andre Vieira.

UNIVESIDADE NOVE DE JULHO
SÃO PAULO-2010

Introdução

Poderemosencontrar neste trabalho uma simples noção de como a família vem sendo estudada e sendo alvo de muitas pesquisas.


A família voltou a ser centro das discussões, pois núcleo família é a base da pessoa e seu comportamento com o coletivo;desta forma o estado e a família são co-responsáveis na garantia de bem estar das crianças e adolescentes, sendo estes portadores de direitos.

No decorrerdeste trabalho objetivemos ampla noção sobre a importância da família na vida de cada cidadão como do estado serve como formação e aceitação de fatos apresentados na contemporaneidade; sua influencia na economia como consumidor legitimando o capitalismo comporta e abriga todos os indivíduos em todos os estados de seu viver sempre se mantendo atual.

A família é essencial para a formação de umacriança. É dentro destes laços de afetividade que se forma o caráter de uma pessoa. Quando uma pessoa é ou está inserida num grupo ela consegue ser sociável a outros grupos também. É necessário a todo ser humano esta noção de pertencimento.
“... no decorrer da evolução histórica, a família permanece como matriz do processo civilizatório, como condição para humanização e para socialização daspessoas.” Petrini (2003)
Nos últimos vinte anos várias mudanças ocorreram no plano sócioeconomico-culturais, por causa da globalização capitalista e vem interferindo na dinâmica da estrutura familiar possibilitando alterações em seu padrão tradicional de organização.
No Brasil, tendo em vista a nossa especificidade histórica e multiplicidade étnico-cultural, não podemos tratar de família, e sim,famílias. Não sendo correto afirmar que exista entre nós uma família padrão. No imaginário social, a família seria um grupo de pessoas ligado por laços de sangue e que habitam na mesma casa. Pode-se considerar família um grupo de pessoas que se relacionam cotidianamente, gerando emoções e conflitos.
A família seja qual for a sua forma de se estruturar é o espaço ideal para proporcionar um suporteafetivo e de proteção trazendo uma sensação de bem estar entre todos os seus componentes. É dentro deste núcleo que o ser humano constrói a sua própria historia através das experiências vividas.
“Para Kaloustian & Ferrari (1994), a família é o espaço indispensável para a garantia da sobrevivência a da proteção integral dos filhos e de demais membros, independentemente do arranjo familiar ou daforma como vêm se estruturando.”
Portanto o vínculo afetivo é fundamental para o desenvolvimento da criança e do adolescente e para a construção de sua integridade física, psicológica e moral. A família participa de modo especial deste processo.
Esta tomada de decisão não é apenas do Brasil. A organização das Nações Unidas – ONU – estabeleceu 1994 como o ano Internacional da Família. Todos ospaíses membros estão discutindo os direitos sociais, econômicos e culturais referente a ela. A função da família em relação ao direito da criança é expressa na lei. O ECA afirma o direito à convivência familiar e comunitária no artigo 227 da Constituição. Sendo assim os pais tem o dever de cuidar e proteger seus filhos, porém para isso precisam ter acesso, junto com a comunidade, à formulação das...
tracking img