O porvir da liberdade: uma abordagem em sartre e merleau-ponty

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE CATÓLICA DE UBERLÂNDIA

ÉLDER FERREIRA NUNES

O PORVIR DA LIBERDADE: uma abordagem em Sartre e Merleau-Ponty

UBERLÂNDIA
2011

ÉLDER FERREIRA NUNES

O PORVIR DA LIBERDADE: uma abordagem em Sartre e Merleau-Ponty

Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo) apresentado ao Curso de Filosofia da Faculdade Católica de Uberlândia como requisito parcial para a obtenção do grau deBacharel em Filosofia.

Orientador: Profº Ms. Gilzane Silva Naves

UBERLÂNDIA
2011

ÉLDER FERREIRA NUNES

O PORVIR DA LIBERDADE: uma abordagem em Sartre e Merleau-Ponty

Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo) apresentado ao Curso de Filosofia da Faculdade Católica de Uberlândia como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Filosofia.

Orientador: Profº Ms. GilzaneSilva Naves

Banca Examinadora:

______________________________________
Profº Ms. Gilzane Silva Naves
Orientador

_______________________________________
Profº Ms. Manoel Messias de Oliveira
Docente / Faculdade Católica de Uberlândia

Uberlândia, 05 de dezembro de 2011.

À minha mãe, Maria, exemplo vivo de temperança, solidariedade e de fé.
À minha esposa e companheira, Vanessa, suporteimprescindível à consecução deste meu objetivo.
Aos meus filhos: Paulo Henrique, Luiz Cláudio, Luiz Fernando, Alexandre e Laura – razões do meu esforço constante à procura de maiores e melhores conhecimentos.

AGRADECIMENTOS

Por reconhecer a minha limitação, na condição de um mero ser humano, curvo-me, em agradecimentos, diante de todos aqueles que contribuíram para a realização destetrabalho.
Em primeiro lugar, ao Originador e Mantenedor de todas as coisas visíveis e invisíveis. Depois, à minha família que, na dificuldade soube me acalentar, nos devaneios conseguiu trazer-me à realidade e, na impaciência, foi um suporte para a retomada do meu equilíbrio.
Agradeço, também, aos meus professores do Curso de Filosofia da Faculdade Católica de Uberlândia, a quem cabe umreconhecimento pelo esforço, dedicação e zelo com que conduziram os trabalhos na construção do conhecimento filosófico – em especial ao Professor Ms. Gilzane Silva Naves, que me orientou na execução deste trabalho.
Aos meus colegas de curso, um muito obrigado pelo convívio, pois foram fundamentais no aprendizado, sempre proporcionando discussões profundas e abrangentes.
Por fim, agradeço a todos aqueles quecontribuíram de maneira direta e indireta na consecução deste objetivo, pois, para mim, qualquer forma de relacionamento tem um valor inestimável.

O PORVIR DA LIBERDADE: uma abordagem em Sartre e Merleau-Ponty

Élder Ferreira Nunes (*)
Gilzane Silva Naves (**)

RESUMO
A liberdade possui entendimentos diversificados. Mesmo na contemporaneidade não há um entendimento unívoco sobre esseconceito. O presente trabalho, através da pesquisa bibliográfica e do método dialético, deseja apresentar as concepções acerca da liberdade proferidas por dois autores – expoentes do Existencialismo Francês –, quais sejam: Jean-Paul Sartre e Maurice Merleau-Ponty. Verificou-se que, em determinados pensamentos, eles são convergentes, noutros complementares e, por vezes, antagônicos. Como conclusão,inferiu-se que o pensamento acerca da liberdade em Sartre é proveniente de uma individualidade subjetiva frente ao mundo, enquanto que o de Merleau-Ponty visa a um horizonte mais amplo de mundo consubstanciado, não fragmentado e de múltiplos reflexos recorrentes. Como síntese, propôs-se a concepção da liberdade justaposta à esperança, ultrapassando o ambiente físico para alcançar uma dimensão derealidade metafísica.
PALAVRAS-CHAVE: Liberdade. Escolha. Situação. Decisão. Limite.

ABSTRACT
Freedom has diverse understandings. Even in contemporary times there is an unambiguous understanding of this concept. This paper, through literature search and the dialectical method, it aims to present the conceptions of freedom of two authors – exponents of the French Existentialism –, which are:...
tracking img