O porquinho que voltou a andar. analise de progressão referencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (683 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade de autodesenvolvimento
Aula-tema 3: A coesão textual e seus mecanismos

1° Parágrafo:
Porquinho deficiente volta a andar. Animal seria sacrificado devido a um problema físico, masacabou sendo doado como pet a um orfanato depois da milagrosa recuperação.
Análise do parágrafo:
- O termo anafórico (animal) retoma ao referente antecessor (Porquinho) que representa o mecanismo desubstituição lexical: hipônimo. Depois é sequenciado por um encadeado de discurso estabelecendo uma relação de contrajunção em “mas acabou sendo doado como pet.”

2° Parágrafo:

A históriadesse porquinho poderia ser tema de um filme de superação. O animal nasceu com uma deficiência nas patas traseiras que o impedia de andar e acabaria sendo sacrificado em breve. Na fazenda onde nasceu, noColorado, Estados Unidos, Amanda Kopp, dona do animal, decidiu poupar a vida do bichinho na última hora, e poucas semanas mais tarde, o suíno passou a andar.
Análise do parágrafo:
- Em “desseporquinho” novamente o referente é retomado pelo mecanismo de substituição lexical: expressão nominal, pois contém um pronome demonstrativo seguido de um nome. Em “O animal nasceu” é usado novamente umaexpressão nominal (artigo+nome) que também estabelece relação de hipônimo com “desse porquinho” (parte pelo todo). Em “o impedia”, é usado uma anáfora: elemento linguístico que retoma ao gruponominal “animal”. Em “na fazenda onde nasceu” é usada uma substituição gramatical: a elipse. Em “poupar a vida do bichinho” ocorre uma sequenciação com um conector lógico de temporalidade entre as duasúltimas orações dando a impressão de posterioridade e progressão. Em “o suíno” ocorre uma co-referência não anafórica, pois “bichinho” e “suíno” representam a mesma identidade.

3° Parágrafo:

Todaa recuperação do pequeno foi acompanhada por sua dona, que em entrevista ao jornal britânico Daily Mail contou que a mãe do porquinho recusava-se a deixá-lo desistir e o incentivava a levantar,...
tracking img