O populismo e sua historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise de Texto


REFERÊNCIA

FERREIRA, Jorge (Org.). O Populismo e sua história: debate e crítica. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2001.


O POPULISMO


No início de suaanálise, Jorge Ferreira estabelece que o populismo seja herdeiro do clientelismo da primeira república. Destaca-se ainda, não compreendê-lo como um fenômeno que tenha regido as relações entre Estado esociedade entre 1930 e 1964, pois o autor considera que a categoria “populista” foi construída ao longo do tempo. Por isso examinar-se-á as duas gerações populistas, para mostrar como esse conceito históricofoi construído e moldado para as necessidades do Estado.
O populismo na primeira geração surgiu devido à teoria da modernização, baseada no desenvolvimento tecnológico que obrigou a grandes massasde camponeses a migrarem para a cidade. Segundo Germani e di Tella, a inserção do mundo rural nos centros urbanos, fez com que o modernismo surgiu-se como um movimento de transição histórica, dasociedade rural para a urbana. Entretanto o grupo Itatiaia formula uma versão conceitual mais profunda ao predizer que o populismo está associado a uma classe dirigente que perdeu sua representatividade ecarece de exemplos coletivos para orientar-se. Neste sentido é o Estado servirá de mediador dos interesses dessa categoria.
Entretanto será Werneck Vianna aprofundará o conceito de populismo na1° geração, ao afirmar que as migrações dos trabalhadores do campo para as cidades, acostumados com uma realidade clientelista, não conseguiram, explicitar uma realidade coletiva devido à falta deexperiências cooperativas, próprias do mundo urbano e industrial. Assim o Estado interventor liga os interesses comuns básicos, desses indivíduos, que não conseguem entrar em um acordo para o sentidocoletivo. Weffort, coabitando também da teoria da modernização, estabelece que o populismo só tornasse um sucesso da política varguista devido a uma grande quantidade de trabalhadores provindas do...
tracking img