O ponto de partida na busca do petróleo é a exploração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ponto de partida na busca do Petróleo é a EXPLORAÇÃO ou PROSPECÇÃO, que realiza os estudos preliminares para a localização de uma jazida.
A moderna exploração do Petróleo utiliza um grande conjunto de métodos de investigação na procura das áreas onde essas condições básicas possam existir. Os diversos estágios da pesquisa petrolífera orientam- se pelos fundamentos de duas ciências: a Geologia,que estuda a origem, constituição e os diversos fenômenos que atuam por bilhões de anos na modificação da Terra, e a Geofísica, que estuda os fenômenos puramente físicos do planeta. Assim, a geologia de superfície.
Analisa as características das rochas na superfície e pode ajudar a prever seu comportamento a grandes profundidades. Os métodos geofísicos, por sua vez, tentam, através desofisticados instrumentos, fazer uma espécie de "radiografia" do subsolo, que traz valiosos dados e permite selecionar uma área que reúna condições favoráveis à existência de um campo petrolífero.
Um dos métodos mais utilizados é o da Sísmica. Compreende verdadeiros terremotos artificiais, provocados, quase sempre, por meio de explosivos, produzindo ondas que se chocam contra a crosta terrestre e voltam àsuperfície, sendo captadas por instrumentos que registram determinadas informações de interesse do Geofísico.
Especialistas analisam o grande volume de informações gerado pelas etapas iniciais da pesquisa e a partir daí obtêm um razoável conhecimento sobre a espessura, constituição, profundidade e comportamento das camadas de rochas existentes numa bacia sedimentar, o que permite a escolha dosmelhores locais para a perfuração. Porém tudo isso pode, no máximo, sugerir que certa área tem ou não possibilidades de conter Petróleo, mas jamais garantir a sua presença. Esta somente será confirmada pela perfuração dos poços. Todas as bacias sedimentares brasileiras já foram pesquisadas, em graus diferentes. A intensidade do esforço exploratório tem variado em função dos resultados obtidos. Emalgumas bacias, houve descobertas logo na fase inicial de exploração, e o número de poços per furados cresceu rapidamente. Em outras, esse sucesso não ocorreu, e o trabalho foi interrompido, só tendo sido retomado após o reestudo das informações e com o emprego de novas ideias ou métodos. Esta é a prática adotada por todas as grandes companhias de Petróleo.
A PERFURAÇÃO é a segunda fase na busca doPetróleo. Ela ocorre em locais previamente determinados pelas pesquisas Geológicas e Geofísicas. Para tanto, per fura- se um poço - o Poço Pioneiro - mediante o uso de uma sonda (ou Torre de Per furação) que é o equipamento utilizado para perfurar poços. Esse trabalho é feito através de uma Torre que sustenta a coluna de perfuração, formada por vários tubos. Na ponta do primeiro tubo encontra- sea broca, que, triturando a rocha, abre o caminho das camadas subterrâneas. Comprovada a existência de Petróleo, outros poços são per furados para se avaliar a extensão da jazida. Essa avaliação é que vai determinar se é comercialmente viável, ou não, produzir o Petróleo descoberto. Caso positivo, o número de poços perfurados forma um Campo de Petróleo.
A per furação em terra é feita através dasonda de per furação, constituída de uma estrutura metálica de mais de 40 metros de altura (a torre) e de equipamentos especiais. A torre sustenta um tubo vertical, a coluna de per furação, em cuja extremidade é colocada uma broca. Através de movimentos de rotação e de peso transmitidos pela coluna de per furação à broca, as rochas são perfuradas.
A Petrobrás perfurou o primeiro poço marítimo em1968, em frente ao Espírito Santo, e o segundo, no mesmo ano, no litoral de Sergipe, que resultou na descoberta do campo de Guaricema. A atividade nas bacias marítimas foi acelerada progressivamente desde então, em decorrência dos avanços tecnológicos e dos êxitos alcançados. Em 1974, foi descoberto Petróleo na bacia de Campos, no litoral fluminense, que se tornou a mais importante província...
tracking img