O poder e a lei - resumo do filme

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“As noções da faculdade de direito acerca da virtude do sistema adversário, dos controles e equilíbrios do sistema, da busca pela verdade, tinham há longo tempo erodido como os rostos das estátuas deoutras civilizações. A lei não tratava da verdade. Tratava de negociação, aperfeiçoamento, manipulação. Eu não tratava com culpa e inocência, porque todo mundo era culpado. De alguma coisa.”(CONNELLY, 2011, p. 33).


Michael Haller, advogado criminalista, é contratado para defender Louis Roulet, acusado de tentativa de estupro e agressão de Regina Campo. Após conseguir libertar seu clientemediante o pagamento de fiança, Haller começa a investigar o caso, dando início a um thriller jurídico eletrizante.

Após ter chegado ao fim da leitura, conclui que Connelly é mestre em criarprotagonistas. Assim como Harry Bosh e Jack McEvoy (dos livros Echo Park e O Poeta, respecitvamente), Michael Haller consegue cativar o leitor e conduzir a estória de forma hábil.

A narrativa, em primeirapessoa, flui com naturalidade, sendo que nem mesmo as cenas que ocorrem no tribunal são cansativas. Além disso, o autor criou uma trama crível (leia-se: sem reviravoltas mirabolantes), mas que nãodeixa de ser instigante e empolgante. Assim, a narrativa impecável somada a uma trama bem concatenada criaram um livro impossível de ser largado.

Outro fator que merece destaque é a verossimilhança daestória criada por Connelly que, mesmo sendo jornalista, conseguiu descrever de forma precisa os nuances do sistema criminal e do trabalho de um advogado criminalista. Ou seja, não espere encontraraquelas tramas “jurídicas” (leia-se: fajutas) que inspiram inúmeros filmes de Hollywood. Connelly foi incisivo ao retratar a vida real. E talvez, por isso, não agrade a todos.

De minha parte digo —na condição de fã do gênero policial, de graduando em Direito e de apaixonado pelo Direito Penal — que este livro foi um dos melhores que já li, e que não me desapontou na parte literária, nem na...
tracking img