O poder e a abrangencia das tecnologias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FAE – Busines School

O PODER E A ABRANGENCIA DAS TECNOLOGIAS

Alunos: Allan Chanrello; Cristiane Scherdie; Daniele Muhlmann; Fernando; Maikel Siste; Louise Toews; Rafael Parente; Tamis Cunha
REFLEXÃO A Tecnologia lado a lado com os relacionamentos interpessoais
Tendências / Ganhos e perdas
O desafio de conviver entre a tradição e as novas conquistas

RESUMO
É fundamentalcompreender a evolução tecnológica e como o homem se comporta e se reconhece frente a esses avanços. Cabe ressalvar que a tecnologia em si não traz nem o bem nem o mal, pois se trata da transformação e progresso do ser humano. Ou seja, o que define a importância da tecnologia é a significação que damos a ela e nossa postura perante ela, o que explica porque nossas relações sociais estão sendo cada vez maisinfluenciadas pela internet, aparelhos de telefone celular, pela televisão digital etc. Esses recursos ao mesmo tempo oferecem um mundo de possibilidades a nosso favor, como também oferecem relações, cada vez mais, virtuais.

INTRODUÇÃO

A humanidade evoluiu mais tecnologicamente no último século do que em todos os anteriores à sua existência, o que nos dá a dimensão da relevância de secompreender o papel da tecnologia em nossas vidas. Neste processo, é fundamental descrever como o homem se reconhece frente a esses avanços, considerando o impacto que essas tecnologias como celular, internet e outras, têm modificado nosso comportamento e as relações interpessoais.
Após a segunda guerra mundial, o mundo conheceu um surto de modernização nunca visto antes. A combinação de computadorese avançados sistemas de telefonia fez surgir a internet, um sistema de comunicação cuja principal característica é integrar a humanidade em escala planetária.
Um efeito desses meios é que eles podem substituir os contatos pessoais, fazendo com que as pessoas fiquem próximas e distantes ao mesmo tempo. É possível se comunicar instantaneamente com uma pessoa de qualquer parte do mundo, no entantomuitas vezes estamos à quilometros de distância das pessoas que estão ao nosso lado, na nossa casa já que cada uma fica “fechada”no seu mundo virtual.
Vale assinalar também que a "gama" de informações veiculadas pelos meios de comunicação transmitem valores, códigos de comportamento, estilos de vida e influenciam o consumo e o comportamento dos grupos sociais.
Nesse trabalho traremos um breverelato da evolução dos meios de comunicação (telegráfo, telefone, rádio, televisão e internet) e as influências positivas e negativas que trouxeram à sociedade.

1. O Telegráfo

Nenhuma invenção encolheu o mundo de forma tão espetacular quanto o telégrafo, capaz de levar mensagens através de mares e continentes.
Em 1790, utilizando-se de materiais simples, como: dois relógios e algumaspanelas, Claude Chappe iniciou uma das maiores revoluções na comunicação humana. O sistema do francês Claude consistia em enviar sinais sonoros de uma pessoa (emissor) para outra (receptor) com o auxílio da sincronia de dois relógios.
Após alguns meses de experimentação, Claude verificou que o sistema sonoro que criou, poderia ser substituído por um sistema visual, pois o som teria a limitaçãocom relação à ruídos externos. Em posse desses dados, Claude deu início à primeira alteração de seu sistema, utilizando agora, as panelas como sinalizadoras, não mais como fonte sonora
Após verificar a sua invenção em testes práticos, Claude a apresentou junto às autoridades francesas e demonstrou que o telégrafo visual que acabara de inventar poderia funcionar para mais de 3 torres. O governoordenou então, que torres fossem construídas ligando Paris à Lille, para que a sede do governo pudesse enviar leis, decretos e notas oficiais, e receber notícias da região com maior facilidade. A primeira mensagem à ser enviada através do sistema do telégrafo visual de Claude, foi a reconquista de uma cidade anteriormente dominada pela Rússia e Prússia, 30 minutos depois do final da batalha, a...
tracking img