O poder e seus efeitos contraditórios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O poder e seus efeitos contraditórios:
Quando o excesso de autoridade diminui a produtividade nas organizações.
The power and its contradictory effects:
When excess authority lowers productivity in organizations.

Por:
Daniela Borges- dani.mylly.je@hotmail.com;
Daniele Silva do Nascimento - daniele.nasc@hotmail.com;
Fabiana do Nascimento da Silva - faby_jp20@hotmail.com;
Lilian Rodriguesda Silva - lilian.rodrigues10@hotmail.com;
Nathalia Regina dos Santos -nathi_dark@hotmail.com;
Priscila Silva dos Santos - pri_tup@hotmail.com.

Resumo: Encontramos nos tempos atuais inúmeros problemas que circundam as organizações, ao longo deste artigo serão abordadas algumas dessas dificuldades como: o clima organizacional, turnover e absenteísmo, e assédio moral. Na tentativa de dissolvero problema, buscamos como referência instruções de alguns autores “especialistas em gestão de pessoas”, visando alcançar êxito e alavancar o grau de satisfação dos colaboradores da organização.
No intuito de abranger a organização num todo, promovemos o trabalho de intervenção baseado nos principais problemas abordados em nossa pesquisa de clima organizacional, medindo o grau de motivação einteresse dos subordinados e chefia.
Palavras Chave: Poder, Assédio Moral, Ética, Clima Organizacional, Motivação Humana, Tunover e Absenteísmo.

Abstract: We find nowadays numerous problems surrounding organizations, throughout this article will address some of these difficulties such as: organizational climate, turnover and absenteeism, and moral harassment. In an attempt to dissolve theproblem, seek instructions as a reference of some authors' expert in people management "in order to achieve success and leverage the degree of satisfaction of employees of the organization.

In order to cover the organization as a whole, promote the work of intervention based on the main issues addressed in our organizational climate survey, measuring the degree of interest and motivation ofsubordinates and superiors.
Keywords: Power, Moral Harassment, Ethics, Organizational Climate, Human Motivation, Tunover and Absenteeism.

1.Introdução

O presente artigo é parte integrante do projeto integrador, do curso gestão de Recursos Humanos do Centro universitário Sant’Anna, que busca unificar os conhecimentos e saberes adquiridos no decorrer do curso, visando facilitar o processo deaprendizagem. Desenvolvemos um projeto que visa melhorias dentro de uma organização e desta forma colocamos em prática o conhecimento adquirido através de nossa formação acadêmica, propondo soluções aos problemas encontrados. Analisaremos o clima organizacional, desenvolveremos uma proposta de intervenção com o objetivo de melhorar o clima e aumentar a motivação dos colaboradores, o que acreditamos ser umponto importante para a organização.
As disciplinas que nos despertaram curiosidade para desenvolver o Projeto Integrador foram: Liderança e Poder nas Organizações e Comportamento Humano nas Organizações, ministradas no decorrer do curso.
A empresa analisada na realização deste trabalho Máximo Supermercados, CNPJ: 07.040.713/0001-28. Fundado em 1985, na zona leste de São Paulo partiu daabertura de um armazém de bairro, que logo se destacou pela variedade de produtos, e com isso tornou-se supermercado em 1995, e com o aumento da procura surgiu à oportunidade de expansão, com a abertura da primeira filial “Itaquera” em 1998, e a segunda filial “são Mateus” em 2004, e tem a pretensão de abrir mais três filiais em dois anos. Atualmente seu quadro de funcionários é composto por 285colaboradores.
2. -Pontos observados na organização:
A rede de supermercados tem enfrentado problemas com a loja matriz que apresenta baixa produtividade dos colaboradores e altos índices de turnovere absenteísmo.
Através de pesquisa de clima organizacional, observação in loco e entrevistas foi possível observar os seguintes pontos críticos:
- Incompatibilidade entre os valores organizacionais e o...
tracking img