O poder tradicional em mocambique

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O presente trabalho da cadeira da História das Mentalidades dos primórdios ate o século XIX‚ tem como tema Modelos de Governação e Mentalidades na Antiguidade segundo Cícero‚ recomendado pelo docente da mesma cadeira. Sabendo que Politica é arte e ciência da organização, direcção e administração de uma nação. Portanto pretende-se trazer neste trabalho objectivo geral e especifico dotema supracitado.
Objectivo geral:
Conhecer os modelos de governação e mentalidades do período em referência.
Objectivo específicos:
Identificar os tipos de modelos de governação da antiguidade;
Explicar os modelos de governação na antiguidade segundo Cícero.
A consulta bibliográfica, leitura, análise das obras literárias que debruçam em relação ao tema e a síntese da informação foi ametodologia usada para a realização deste trabalho.
O trabalho apresenta um capítulo que está subdividido por itens interligados por sua conceitualização, por fim apresenta a conclusão e a página final da bibliografia onde estão lividamente expostos os autores e suas respectivas obras que foram citados ao longo do texto.

1 Breve historial da vida e obra de Cícero
Marco Túlio Cícero nasceu em Arpino,no ano 106 a. C. Sua mãe, Hélvia, pertencia a uma família humilde, mas de boa reputação. Quanto a seu pai, divergem as opiniões dos biógrafos, pretendendo uns que ele tenha nascido na loja de um pisoeiro que o educou, e outros fazendo-o descender de Tulo Átio, que combatera valorosamente contra os romanos.
O nome de Cícero tem uma origem pitoresca: em latim, cicer significa “grão-de-bico”. Aesse respeito, respondeu Cícero, quando já homem público, aos amigos que o aconselharam a mudar de nome: “Farei tudo para tornar o nome de Cícero mais célebre que o de Escauro e o de Catulo.” Com efeito, Scaurus e Catulus, nomes de oradores famosos, não têm, em latim, significados menos jocosos: “pé torto” e “cachorrinho”. — Mais tarde, quando questor na Sicília, Cícero mandou gravar, num vaso deprata que iria oferecer aos deuses, os seus dois primeiros nomes, Marcus Tullius, e, no lugar do terceiro, um “grão-de-bico”.
Depois da morte de Sila, sob cujo governo o jovem Cícero já tinha alcançado um grande renome, decidiu ele abraçar a carreira administrativa. Nomeado questor da Sicília, acabou por merecer do povo tão grandes provas de gratidão como nenhum outro magistrado romano recebera atéentão. Em toda a Itália, o seu nome se tornou conhecido e venerado. Mas, a sua popularidade culminou quando ele, insurgindo-se contra os desmandos de Verres, que fora pretor na Sicília, produziu os formidáveis discursos que se imortalizaram sob o nome de Verrinas.
Morreu no ano 43 a. C., aos sessenta e três anos de idade. Entre as suas principais obras filosóficas, contam-se as seguintes: De RePublica, De Officiis, Cato Major, Loelius Seu De Amititia, De Finibus Bonorum et Malorum, Paradoxa Stoicorum, Tusculunarum Quoestionum De Natura Deorum, De Divinatione (GARCIA, 2005)
1.2 Formas de governo ou modelos de governação
Nos estudos da ciência política, chama-se forma de governo ou sistema político o conjunto de instituições políticas por meio das quais um Estado se organiza a fim deexercer o seu poder sobre a sociedade.
Tais instituições têm por objectivo regular a disputa pelo poder político e o seu respectivo exercício, inclusive o relacionamento entre aqueles que o detêm (os governantes) com os demais membros da sociedade (os governados).
A forma de governo adoptada por um Estado não deve ser confundida com a forma de Estado (unitária ou federal) nem com seu sistema degoverno (Monarquismo, presidencialismo, parlamentarismo, aristocrático, democrático).
Outra medida de cautela a ser observada ao estudar-se o assunto é ter presente o fato de que é complicado categorizar as formas de governo. Cada sociedade é única em muitos aspectos e funciona segundo estruturas de poder e sociais específicas. Assim, afirma –se que existem tantas formas de governo quanto há...
tracking img