O poder do comunicador nas organizações

Páginas: 6 (1416 palavras) Publicado: 11 de abril de 2011
UNIVERSIDADE PAULISTA

O PODER DO COMUNICADOR NAS ORGANIZAÇÕES

BOA VISTA
2011

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO................................................................................................03
2. DESENVOLVIMENTO....................................................................................04
3.CONCLUSÃO.................................................................................................07
4. REFERÊNCIAS..............................................................................................08

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo estudar o poder do comunicador nas organizações e o seu papel como figura importante nestes cenários, sejam eles empresariais ou governamentais e como o seu desempenho pode influenciar no rendimento,lucro e situação da organização no mercado.

2. DESENVOLVIMENTO

Com a concorrência e as dificuldades de conseguir sobreviver num mercado cada vez mais competitivo e com as mudanças no modo de gestão e de produção e a inovação de produtos e serviços faz com que a comunicação seja um fator muito importante para as empresas e organizações, pois a comunicação eficaz é aquela que é pensada eoperada como um processo, no qual o comunicador não é mero informador, mas educador onde ele pensa no futuro da organização para qual trabalha e esse pensamento começa pela aprendizagem dos integrantes da empresa em relação à administração organizacional e se completa nas reações dos públicos diante das mensagens da empresa por isso o comunicador é a principal peça da organização onde eles sãopensadores e gestores de políticas organizacionais e a comunicação se incorporará aos desenhos estratégicos como importante elemento de decisão.
Na comunicação, a organização deve expressar seus valores e suas crenças acerca de suas mensagens, direcionadas também à sociedade. Nesses valores a organização pode optar entre transparência e opacidade, pro atividade e reatividade, distância econveniência, padronização e diversidade. Essa decisão vem do comando organizacional e provoca reação no público e indica que existe ou não existe política de comunicação efetiva.
A linguagem do comunicador traduz a ligação entre poder e comunicação em expressões como “poder comunicacional”. Por isso podemos afirmar que para conquistar alguém para os valores, crenças e da organização é precisoque exista “poder do homem sobre outro homem”. Etzioni, Amitai (1981, p. 95-96) Fazendo com que a eficácia dos meios de controle nas organizações nos dá a convicção de que só a comunicação, pode conquistar a legitimidade diante da sociedade e dos mercados. A aplicação da comunicação e o controle tende a convencer as pessoas a criar interesses nos produtos de sua empresa por isso um bom exemplo é apropaganda boca a boca que se alastra como uma epidemia.
Os comunicadores são pessoas importantes no mundo dos negócios, é preciso conhecê-los, eles estão em todas as camadas sociais, e possuem um talento extraordinário para fazer amigos e ampliar a rede de contatos. Corretores de imóveis e vendedores são exemplos de excelentes comunicadores que são capazes de nos convencer quando nãoacreditamos no que estamos ouvindo. Eles têm o poder da persuasão. E são especialistas em gente e tem o poder de propagar a mensagem que querem transmitir e tem o dom, instintivo e natural para as relações sociais, por exemplo, poderão conquistar mais clientes lembrando simplesmente da data do aniversário sendo esse simples gesto fundamental manter os relacionamentos por isso os comunicadores sãoótimos para buscarem oportunidades de negócios e também usando a frase: "quanto mais próximos um idéia ou um produto estiverem de um comunicador, mais poder e oportunidades eles terão". Malcolm Gradwell - O Ponto da Virada. Mas vale lembrar que o comunicador sozinho não terá sucesso se não tiver um produto de qualidade, em outras palavras. O mensageiro é fundamental, mas, o conteúdo da mensagem é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Poder e as Organizações
  • Poder nas Organizações
  • O poder nas organizações
  • Poder nas organizações
  • Poder nas Organizações
  • Poder nas organizacoes
  • O poder nas organizações
  • Poder nas organizações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!