O poder do bom exemplo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O poder do Bom Exemplo






José Aécio Ferreira da Silva Júnior












LIMOEIRO DO NORTE – CEARÁ
JUNHO-2012

O poder do Bom Exemplo


Apesar de ser um tema recorrente, ouso insistir nele por considerar, objetivamente, que a materialização de intenções e a consequente replicação de comportamentos retos estão na convicção e operação prática dessa atitude,dentro e fora da Família.
EXEMPLU, utilizo a etimologia da palavra para começar minha abordagem. Originada do latim, tem o seguinte significado: Tudo aquilo que pode ou deve servir como modelo ou para ser imitado. Diante dessa definição cabe ressaltar que nem tudo que pode, deve ser imitado. Daí, o que devemos considerar como bom para ser modelo? Se fizermos uma consulta rápida a um grupo depessoas, a respeito do que acreditam ser um exemplo a seguir, certamente teríamos associações com: Honestidade, ética, moral, respeito. Na realidade, a grande maioria dos seres humanos é contra a desonestidade e a falta de respeito, porém se percebe no cotidiano que essas pessoas não consideram, em relação a si, pequenos desvios comportamentais como tradução de desonestidade ou desrespeito, issoacontece porque existem convenções sociais que, enraizadas ao longo do tempo, formalizaram-se como certas, não refletindo a realidade como de fato é. Isso dificulta o exercício da honestidade em caráter amplo, pois ser honesto é ser incondicionalmente obediente às regras morais, é não mentir, não fraudar, não enganar. Essas convenções chegam ao ponto de inverter de tal forma a proposta deprincípios que quem exerce essa honestidade passa a ser hostilizado e até classificado como tolo. Essa inversão também respinga no campo da moral e da ética, a propósito, vale ressaltar a diferença entre moral e ética. A primeira representa um conjunto de regras sociais que nos dizem o que devemos ou não fazer, obedecendo aos princípios da: Auto-obrigatoriedade, pois são essenciais do ponto de vista decada um; da universalidade já que valem para toda humanidade, e da incondicionalidade, visto que não depende de prêmios ou punições. Por outro lado, a ética representa uma reflexão filosófica acerca da moral, buscando fundamentá-la, o objeto de estudo da ética são ações com suas causas e consequências.
Nós, seres humanos, desde a infância absorvemos informações as mais diversas possíveis,e as associamos, através de mecanismos psicológicos, a conhecimentos já coletados por cada pessoa. É na fase infantil que os pais ou responsáveis passam referências à criança, informações que podem ser alteradas ao longo do tempo por influência do local ou das pessoas de convivência. Em relação a essas alterações, a fase da adolescência é a que está mais sujeita a influências, isso se deveporque a pressão de grupos não consegue ser suportada pelo indivíduo, fazendo com que esse aja de acordo com a maioria, sob pena de ser excluído desse grupo. Assim, podemos concluir que, por mais que uma pessoa tenha seu estilo, sua personalidade característica, pode ser influenciada por amizades já que está inserida no convívio em sociedade.
A consultora Gabriela Cabral, da Equipe BrasilEscola, define as forças que impulsionam a realização de algo, como Forças Energéticas. Na sua definição, ela classifica essas forças nos tipos Biológicas, que dizem respeitos às necessidades físicas; as psicológicas que se referem os sentimentos como moral, ciúmes, ódio, generosidade, dentre outros; e as forças espirituais que provocam a efetivação de práticas do bem ao semelhante. Ela conclui suaabordagem afirmando que essas Forças Energéticas nascem dentro da família e, portanto, refletem a criação, a educação e os ensinamentos recebidos dos pais ou responsáveis na unidade familiar.
Todas essas informações e influências compõem a estrutura básica da personalidade, que é a característica marcante de qualquer pessoa e determinam a relação de cada um com o meio social, a partir de...
tracking img