O poder de uma semente chamada família

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
O PODER DE UMA SEMENTE CHAMADA FAMÍLIA
 Texto base: Gn 2:24
A família é a instituição mais antiga da Terra. Deus desejou que a Terra fosse povoada com famílias. Todo o pano de fundo, todo o cenário já estava pronto, tudo já havia sido preparado para a chegada do homem. Deus cuidou de cada detalhe; Deus deu o melhor de si na criação com o intuito de agradar o coração daquele que seria eteria a sua imagem e semelhança.

“Deixará o homem o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á a sua mulher e serão ambos uma só carne...” [1][1]

 Podemos dizer que uma família é a reunião de indivíduos que se relacionam entre si e compartilham de um grau de parentesco. Do ponto de vista Bíblico podemos afirmar que a família é, sem dúvida, a mais importante criação de Deus e ela tem início com ocasamento.

Acredito que o propósito primário de Deus ao criar a família foi o de criar gerações e, não apenas, povoar a Terra, sendo assim percebo que as famílias são sementes que o próprio Deus tem lançado na Terra para abençoar e proteger essas gerações.

O casamento é o muro de proteção necessário para um relacionamento familiar saudável; e esse relacionamento é a proteçãonecessária para que as sementes, nesse caso os filhos, se desenvolvam e gerem os frutos designados.

Deus não apenas criou as famílias, mas também atribuiu, a cada uma delas, um valor e um propósito - uma Identidade e um Destino.

1. A Visão social da Família

“A família é causa principal de nossos problemas[2][2]

Essa é a frase que tem sido declarada por muitos, poissegundo a visão social, a família se encontra mergulhada em uma profunda crise, e isso se deve a idéia de que o casamento é uma instituição falida. Atualmente o casamento saudável é definido como sendo aquele que enfrenta menos crise, embora estas sejam consideradas inevitáveis. Essa crise vivida pelas famílias nos remete aos primórdios dos tempos, ou seja, nos permite remontar situações que ocorreramno berço da história humana. No livro de Gênesis lemos que Adão transferiu para Eva a culpa pelo seu pecado; lemos que Abraão lançou mão da mentira para salvar-se de um perigo iminente; lemos que Isaque brincava e acariciava Rebeca dentro de sua tenda, mas não admitia seu relacionamento com ela fora da mesma. E o que dizer de Davi que colocou sua família e reino em risco para satisfazer seusdesejos e caprichos ou como entender Sansão que negligenciou todos os seus costumes para viver uma aventura amorosa que culminou com sua destruição. A família sempre foi alvo do diabo e muitas foram às saídas que o homem encontrou para tentar solucionar os problemas conjugais que enfrentava e, como exemplo, podemos citar a atitude do rei da Inglaterra, Henrique VIII, que rompeu com a Igreja Romana efundou a Anglicana para divorciar-se e casar-se com Ana Bolena. Loucura, não acha? Aliás, o divórcio, fruto de um coração endurecido,[3][3] tem sido, hoje, o grande pivô da destruição familiar, pois “tem sido estimulado como solução para os casamentos em crise ou relacionamentos partidos[4][4]. O índice de divórcio entre pastores está aumentando mais rápido do que entres outras profissões. Osnúmeros revelam que um, em cada dez pastores, já teve um envolvimento sexual com um membro de sua congregação, e 25% confessaram ter mantido relações sexuais ilícitas[5][5]. Parece que as pessoas se casam por qualquer motivo, mas não para sempre.

Olhando para a sociedade moderna vemos uma sociedade descompromissada com a verdade, isolada de Deus e completamente individualista. Uma sociedadecruel, cujos valores se traduzem pelo prazer, pelo dinheiro e pelo status (posição social). Uma sociedade ferida por seu próprio ensino e depende de seus próprios valores. Esses ensinamentos têm alcançado nossas famílias e têm sido transmitidos aos nossos filhos como se fossem jargões, regras que devem ser estritamente seguidas e praticadas sob a pena de uma exclusão social, do grupo, etc....
tracking img