O poder da marca de refrigerante guaraná jesus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1

O PODER DA MARCA DO REFRIGERANTE GUARANÁ JESUS

Neide dos Santos Carvalhêdo1

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo analisar o poder da marca do refrigerante guaraná Jesus, através de pesquisa do tipo exploratória quanto aos fins e bibliográfica quanto aos meios. Exploratória, por se tratar de assunto bastante discutido no Estado do Maranhão. Bibliográfica, pela busca deresposta extraídas a partir de literaturas produzidas por diversos autores renomados ou não, construídas ao longo da evolução do pensamento da humanidade, através de livros, jornais, revistas, sites e outros. Concluindo que as estratégias de marketing e campanhas publicitárias são relevantes para aumentar o numero de fãs em outros mercados. Para o consumidor maranhense o guaraná Jesus é uma marca forte eque se vende por si só.

Palavras chave: guaraná, Jesus, poder, marca, marketing

1

Bacharel em Turismo, Pós Graduanda em Língua Portuguesa – Revisão de texto.

2

1. INTRODUÇÃO
“Me vê um Jesus ai!” É desta forma que o maranhense pede o seu refrigerante preferido, tão típico quanto a cultura do bumba-meu-boi no Estado. Em virtude de sua popularidade na região, a Coca-Cola comprou amarca guaraná Jesus, passando a comercializá-la somente no estado do Maranhão, único lugar onde o guaraná é produzido. Tem como slogans oficiais “O Sonho Cor-de-Rosa”, “Abençoe sua sede!” “Guaraná Jesus, porque nem só de pão vive o Homem” e “Fé no estômago. Portanto, o Guaraná Jesus faz parte da linha de produtos da Coca-Cola Brasil, que reconhece e valoriza a importância e toda a história desucesso desta marca. Afinal, ela é um ícone do Maranhão e motivo de orgulho do seu povo. Por isso, a Coca-Cola investiu em novidades para a marca, começando pela mudança de toda comunicação visual, lançamento da nova lata, escolhida pelos maranhenses através do site www.escolhasualata.com.br e continua com novas campanhas. O presente trabalho tem por objetivo analisar o poder da marca do guaraná Jesus,através de pesquisa do tipo exploratória quanto aos fins e bibliográfica quanto aos meios. Exploratória, por se tratar de assunto bastante discutido no Estado do Maranhão. Bibliográfica, pela busca de resposta extraídas a partir de literaturas produzidas por diversos autores renomados ou não, construídas ao longo da evolução do pensamento da humanidade, através de livros, jornais, revistas, sitese outros. A fim de alcançar o objetivo proposto, fez-se um estudo do material adquirido, analisando a constituição do produto, a biografia do seu criador, a evolução histórica da marca. Analisou-se, também, a origem e o mercado dos refrigerantes e as estratégias de marketing utilizadas, concluindo-se que o guaraná Jesus é muito querido pelo maranhense em geral e preferido da maioria, independentede idade, raça, clero, classe social. Existem pessoas que por problemas de saúde não podem beber refrigerantes, mas abre a guarda para o Jesus. Ou seja, como o maranhense diz: “Jesus pode”! Portanto, as estratégias de marketing e campanhas publicitárias são relevantes para aumentar o numero de fãs em outros mercados. Para o consumidor maranhense o guaraná Jesus é uma marca forte e que se vendepor si só.

3

2.REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 O PRODUTO
O Guaraná Jesus é uma particularidade do Maranhão, trata-se de uma bebida cor-de-rosa típica do Estado, onde é carinhosamente conhecido como “sonho cor-de-rosa”. Observa-se no rótulo do Guaraná Jesus, os elementos gráficos cor-derosa que representam a própria cor do produto e o “Jesus” caligráfico lembra o design vernacular, remetendo àssuas origens artesanais. As embalagens seguem o padrão entre refrigerantes (garrafas PET, de vidro e lata).
Figura 01: embalagens padrão

Fone: www.renosa.com.br

Apesar de não apresentar em sua fórmula elementos necessariamente regionais, o refrigerante já faz parte da cultura Maranhense por sua popularidade e é motivo de orgulho para a região meio-norte do país, visto que, também, é...
tracking img