O poder da mídia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atualmente os meios de comunicação, está aumentando em um ritmo acelerado. Havendo uma interação maior com as pessoas em um mundo globalizado.

A mídia têm por objetivo induzir as pessoas acomprarem determinados produtos. Um exemplo é a propaganda de cerveja em que há uma imagem atrativa, uma mulher gostosa segurando uma latinha de cerveja. Contudo isso implica em um consumo alienado, ou seja,a pessoa perde a consciência crítica do produto que consome.

Há nas sociedades contemporâneas uma intensificação do culto ao corpo, onde os indivíduos experimentam uma crescente preocupação com aimagem e a estética. Entendida como consumo cultural, a prática do culto ao corpo coloca-se hoje como preocupação geral, que se passa a todas as classes sociais e faixas etárias, apoiada num discursoque ora lança mão da questão estética, ora da preocupação com a saúde. Contudo, foi o cinema de Hollywood que ajudou a criar novos padrões de aparência e beleza, difundindo novos valores da cultura deconsumo e projetando imagens de estilos de vida para o mundo inteiro.

O consumismo desenfreado gerado pela mídia em geral foca principalmente adolescentes como alvos principais para as vendas,desenvolvendo modelos de roupas estereotipados, a indústria de cosméticos lançando a cada dia novos cremes e géis redutores para eliminar as “formas indesejáveis” do corpo e a indústria farmacêuticafaturando alto com medicamentos que inibem o apetite. Evidentemente que a existência de cuidados com o corpo não é exclusividade das sociedades contemporâneas e que devemos ter uma especial atenção parauma boa saúde. No entanto, os cuidados com o corpo não devem ser de forma tão intensa e ditatorial como se tem apresentado nas últimas décadas. Devemos sempre respeitar os limites do nosso corpo e anós mesmos.

A mídia é parte do marketing e busca dentre outras coisas satisfazer aos desejos e necessidades das pessoas. Contudo, vivemos em mundo extremamente consumista e assim os meios de...
tracking img