O poder da identidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CASTELLS, Manuel. Capítulo 5: Um Estado destituído de Poder. In: O PODER DA IDENTIDADE. Paz e Terra. 6ª edição. São Paulo, 2008.

No texto Um Estado destituído de Poder, o autor apresenta osparadigmas a respeito da perca da “hegemonia” do Estado-Nação com as respectivas mudanças ocorridas no que concerne à tendência que apresenta atualmente que é perca do Estado-Nação para o capitalismoglobal, em que este prospera e as ideologias nacionalistas que demonstram seu vigor em todo o mundo. O autor representa tal fato através da cada vez mais proeminente Internacionalização da PolíticaMonetária, resultado da transnacionalização da produção, em que como conseqüência reduz cada vez mais a capacidade do governo assegurar em seu próprio território a base produtiva para a geração de receitaÉ importante ressaltar que apesar de uma intervenção menor do Estado, continua desempenhando importante papel econômico que exige financiamento complementares provenientes de outras fontes que não aarrecadação de impostos, gerando maiores passivoas financeiros. Como fruto da intervenção menor do Estado é o aumento de empréstimos contraídos pelo, causando um inter-relação das economias nacionais,bem como a dependência das finanças dos governos dos mercados globais e empréstimos externos propiciando assim condições para uma crise fiscal internacional do Estado-Nação.
Como resultado disso, aglobalização da produção e do investimento também representa uma ameaça ao Estado do bem-Estar social , um dos principais componentes das políticas do Estado-Nação dos últimos 50 anos, e provavelmenteo principal sustentáculo da legitimidade desse Estado.
Esse Estado-Nação vem sendo cada vez mais destituído de poder para exercer controle sobre a política monetária, definir o orçamento, organizara produção e o comercio, arrecadar impostos de pessoas jurídicas honrar compromissos visando proporcionar benefícios sociais; perdeu assim a maior parte de seu poder econômico, embora tenha ainda...
tracking img