O poder da espiritualidade para superação da dependência química

Páginas: 3 (573 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2011
Por Eduardo Carvalho*

As Comunidades Terapêuticas tem no programa de reabilitação a espiritualidade como um recurso motivador para que o recuperando consiga encontrar-se em si mesmo, e a partirdaí, construir mecanismos para uma reformulação de vida entrando assim, num processo de crescimento e desenvolvimento emocional e espiritual. (...)
Qual a finalidade da espiritualidade (religião) eporque ela se faz tão importante num tratamento? A espiritualidade leva o Ser Humano entrar em si mesmo. Sem sofrimento a descobrir o sentido de sua existência, isto ocorre pela facilidade que aespiritualidade tem de penetrar através da sensibilidade, tornando-nos capazes de caminhar pela nossa história.

Como está o dependente quando procura ajuda? Normalmente está com a auto-estima baixa devidoà impotência diante de sua realidade. Realidade esta que é o problema de saúde tanto orgânica quanto psíquica. Dentro destas complicações estão às neurológicas, o desgaste emocional, traumaspsicológicos relacionados a perdas sociais; sentimento de culpas; ressentimentos. Enfim, há uma gama de situações que torna-se complicadores para que alguém consiga superar a compulsão e manter-seabstinente.

Então a espiritualidade no tratamento tem uma função importantíssima, pois é através dela que o recuperando trabalha em seu passado, no seu presente com um direcionamento para o futuro.

Porquetrabalhar no passado? Através de um crescimento espiritual interior a pessoa passa a aceitar a sua realidade e perceber que embora tenha adquirido a dependência é alguém que tem dignidade. Que emboratenha passado pelo vale da morte (sofrimento devido às conseqüências das drogas), ainda tem a vida que é o Dom Maior que Deus nos deu. Pela Espiritualidade há uma abertura interior que o permitetrabalhar os “traumas, o medo e o ressentimento, sentimentos estes que bloqueiam e trazem dificuldades para uma sobriedade.

A dependência não é uma matemática, sendo assim, não existe uma abordagem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dependência Química
  • Dependencia quimica
  • Dependência quimica
  • dependência quimica
  • Dependência Química
  • Dependencia quimica
  • Dependências Químicas
  • Dependência Quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!