O poder coercitivo dos fatos sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Título: 03.ATIVIDADE– UNI I (PRAZO: 15/04)  
ATIVIDADE– UNI I  (PRAZO: 15/04)


1ª atividade – QUESTÃO DISSERTATIVA

Explique O que significa dizer os fatos sociaissão coercitivos e exemplifique como esta coação ocorre na vida dos indivíduos. Procure responder de forma completa e clara. Máximo de 20 linhas.


Os fatos sociais sãocoercitivos, ou seja, são impostos na vida das pessoas.

Exemplos: O Código Penal, criado para uma sociedade com seus costumes de 1940, é coercitivo não só por seu poder decolocar normas e regras na sociedade, (positivo), mas também no sentido de impor (negativo), para o povo atualmente regras defasadas onde a cultura é outra, os fatos sociaispredominante são outros, criando uma inversão de valores onde criminosos tem mais moral que policiais, levando a impunidade a ganhar cada vez mais força.

A Lei do ECA -(Estatuto da Criança e Adolescentes), criada com a finalidade de dar proteção a população infanto juvenil contra os exageros praticados por aqueles que tem a responsabilidade deeducá-los; porém, em função da sua má interpretação, e por falta de conhecimento geral, tem ocorrido uma inversão de valores, onde os próprios adolescentes aproveitam dessasbrechas da lei e desconhecimento por parte de seus responsáveis, jogando a responsabilidade dos seus atos para terceiros.


Embora essas leis são importantes mecanismos desustentação do grupo social, a ausência de revisão do Código Penal e falta de conhecimento, brechas e interesse da sociedade em relação ao ECA, somado ainda com a falta deimplementação das leis, tem alterado todo o comportamento social, fazendo com que o poder de coerção do direito seja usado contra a própria sociedade e não a favor dela.
tracking img