O PLÁGIO E O CONHECIMENTO: A RELAÇÃO PROFESSOR, ESTUDANTE E O MEIO ACADÊMICO.

1718 palavras 7 páginas
UINVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO
DEPARTAMENTO DE CIENCIAS SOCIAIS
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
PAULO SERGIO BRANDÃO

O PLÁGIO E O CONHECIMENTO: A RELAÇÃO PROFESSOR, ESTUDANTE E O MEIO ACADÊMICO.
O plágio é uma realidade no meio estudantil desde o ensino fundamental e médio, perseguindo a vida dos estudantes até o curso superior. Sendo assim o plágio coloca-se como problema para estudantes, professores e o meio acadêmico em geral desde muito cedo. O foco aqui é a relação do estudante universitário com o plágio e as responsabilidades dos professores e da universidade na prevenção do mesmo e na formação acadêmica de seus alunos no decorrer da graduação, em especial nas ciências sociais. Apontaremos as motivações, as consequências e o que pode ser feito para prevenir a prática do plágio entre estudantes. Para isso, vamos usar como fonte de estudo e pesquisa os textos de autores como Diniz, Munhoz e Silva que produziram análises importantes com base em pesquisas com estudantes publicadas em revistas científicas e em livros especializados.
O plágio é uma prática antiga, que já foi considerada aceita, e era chamada de “cópia criativa”, mais que hoje se revela como uma prática desonesta, antiética ou até criminosa. E de acordo com a sua forma pode ter variantes diversas e apresentar nomes diferentes como “autoplágio”, “cópia”, “pastiche” e outros. Ele pode se dá em diversas áreas do conhecimento como a arte, a musica, a tecnologia, ciência em geral, na produção de livros de romances e outros. Enfim, “o plágio é uma apropriação indevida literária, que viola o direito de reconhecimento do autor a expectativa de ineditismo do leitor” (DINIZ E MUNHOZ, 2011) e no caso dos estudantes, traz consequências sérias para sua carreira acadêmica, como veremos no decorrer do texto.
O estudante participa de um vestibular concorrido e na universidade aspira ter concluir o curso superior para ingressar no mercado de trabalho. Ao se matricular e adentrar o espaço

Relacionados

  • O Amor e a Violência em Romeu e Julieta: Uma proposta de sequência didática sob a perspectiva do Letramento Crítico
    26987 palavras | 108 páginas