O plastico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1734 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
indice

Intrudução.....1

Historia do Plástico.....2

Quimica do Plástico.....3

Tipo de plástico.....4

Tipo de Reciclagem.....5 até 6

O Plastico e o Ambiente.....7 até 8

Curiosidades.....9

Conclusão.....10

Bibliografia.....11






















Intrudução

O plástico é um dos materiais mais usados actualmente. Ele tem diversas utilidades, desdea produção de sacos de plástico, de recipientes eembalagens, ao fabrico de acessórios e diversos utensílios de uso diário (copos, tabuleiros, contentores, etc).
A importância do plástico é evidenciada não só pela variedade de objectos que podem ser fabricados por este, mas também pelas razões que permitem que exista esta variedade.
Assim, neste trabalho será explicado o que é o plástico, de queé feito, como é produzido, as vantagens e desvantagens do seu uso, etc.



























Historia do Plástico







Antes da invenção do plástico, as únicas substâncias que podiam ser moldadas eram a argila e o vidro. Estes endurecidos e utilizados para armazenar, mas eram pesados e frágeis. Algumas substâncias naturais, como látex de seringueira eborracha, eram viscosas e moldáveis. A borracha não era muito útil para armazenar, pois acabava perdendo a capacidade de voltar ao formato original e ficava viscosa quando aquecida.

INTRUDUÇÃO INICIALSOBRE OS PLÁSTICOS :

•Os plásticos são polímeros, grandes moléculas feitas a partir de unidades repetidas de moléculas menores (monómeros) que são unidas quimicamente.
•Todos os plásticos sãofeitos de carbono. O plástico artificial contém carbono derivado de petróleo.

OS CRIADORES E AS EVOLUÇÕES

Em 1839, Charles Goodyear descobriu acidentalmente um processo no qual o enxofre reagia com a borracha bruta durante o aquecimento e resfriamento em seguida. A borracha se tornava elástica com o resfriamento: podia esticar, mas voltava à forma original. Também manteve a elasticidade com oaquecimento.

Em 1846, Charles Schonbein, químico suíço, descobriu acidentalmente outro polímero ao derramar uma mistura de ácido sulfúrico nítrico em um pedaço de algodão.

Em 1870, o químico John Hyatt fez a nitrocelulose reagir com cânfora, gerando o celulóide, polímero plástico que foi utilizado em filmes fotográficos, bolas de bilhar, placas dentárias e bolas de pingue-pongue.

Em1909, um químico chamado LeoBaekeland sintetizou a baquelite, primeiro polímero realmente sintético, misturando fenol e formaldeído. A baquelite quente pode ser moldada e solidificada em um plástico rígido, que pode ser utilizado para fabricar maçanetas, telefones, peças de automóveis, móveis e até jóias. A baquelite é dura, resistente ao calor e à electricidade e, quando esfria, não derrete nemqueima facilmente.

Na década de 30, um químico de Dupont chamado Wallace Carruthers inventou um polímero de plástico feito a partir da condensação de ácido atípico e um certo tipo de monómero diaminohexano.
Esse plástico ficou conhecido como náilon. O náilon é leve, forte e durável e se tornou a base de muitos tipos de roupas, coberturas (barracas), bagagens, bolsas e cordas. O uso dessespolímeros antigos foi difundido após a Segunda Guerra Mundial e continua até os dias de hoje.





QUIMICA DO PLÁSTICO



Monómeros idênticos podem combinar entre si para formar homopolímeros, que podem ser cadeias comuns ou ramificadas. Monómeros diferentes podem combinar entre si para formar copolímeros, que também podem ser ramificados ou comuns.

















Aspropriedades químicas de um polímero dependem de:

• tipo de monómero que o formam. As propriedades químicas do homopolímero 1 são diferentes do homopolímero 2 e dos copolímeros;
• a organização dos monómeros dentro do polímero. As propriedades químicas dos polímeros comuns são diferentes dos ramificados.
















TIPO DE PLÁSTICO






Os plásticos podem...
tracking img