O plano real e os dois governos de fernando henrique cardoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1091 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE ECONOMIA

O PLANO REAL E OS DOIS GOVERNOS DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO

ECONOMIA BRASILEIRA
Da colônia ao governo Lula

O PLANO REAL E OS DOIS GOVERNOS DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO (1995-1998/1999-2002)

O Plano Real foi anunciado em 07/11/1993, o Brasil estava sob a presidência de Itamar Franco e tinha Fernando Henrique Cardoso como ministro da fazenda. Brasil beirava umahiperinflação. O Plano Real fazia parte de uma família de planos que usou a âncora cambial na tentativa de estabilizar preços. O dólar foi a moeda utilizada como âncora.
A adoção de uma âncora cambial depende de condições externas (liquidez internacional) que facilitem o acúmulo pelo Banco Central de divisas que funcionem como âncora da moeda nacional. Quando o Plano Real foi lançado os EstadosUnidos haviam renunciado a políticas fiscais, monetárias e de crédito expansiva, reduzindo juros, e aumentado muito a liquidez internacional, cenário perfeito para adoção da âncora no Brasil.
Além da liquidez internacional, no nível interno vários requisitos eram necessários para manter o capital externo no BC.

* Taxas de juros altas, para garantir um retorno maior que o custo deoportunidade de manter esses recursos aplicados em ativos de baixo risco;
* Baixo nível de endividamento, para não levar o Brasil novamente a situação de insolvente;
* Disciplina fiscal rigorosa para produzir superávits orçamentários;
* Abertura de contas de capitais para que os ativos pudessem sair do país.

O plano real não foi obtido sem custos para o Brasil. Noplano financeiro houve endividamento externo e interno, devido aos juros pagos pelos capitais externos usados como âncora; no plano econômico ocorreram baixas taxas de crescimento da economia, perda de competitividade da produção nacional e o acúmulo de déficits externos.
De onde vem a inflação?
Plano Real e a inflação

Na véspera do Plano Real a inflação brasileira beirava a 2500% ao anoconforme gráfico abaixo.

Esta alta inflacionária estava relacionada aos constantes choques de oferta, ocorridos a partir dos anos 80, resultado da instabilidade econômica global ( elevadas taxas de juros nos EUA e os dois choques do petróleo).
A estabilidade alcançada com o Plano Real tornou-se a prioridade do Brasil, passando o emprego, o crescimento e a distribuição de renda a funcionarapenas como variável de ajuste.

Inflação em duas visões

Ou um fenômeno interno da economia derivado de mudanças na taxa de câmbio. Nesta hipótese há a relação da oferta e da demanda com a quantidade de moeda em circulação, a chamada equação quantitativa da moeda ( MV=PY). Se a oferta de moeda aumentar mais rapidamente que a oferta real de bens, os preços sobem. Para manter o nível de preços omelhor é manter sob controle os gastos do governo, já que tem o monopólio de emissão de moeda.
Ou um desequilíbrio externo da economia ao serem alteradas as taxas de câmbio. Taxa de câmbio como um preço básico na economia, condicionando outros preços. Se a escassez de divisas eleva a taxa de câmbio, os demais preços também sobem.

Do “dólar forte” ao “dólar fraco”

No final da SegundaGuerra Mundial era a nova potência econômica global. Tinha a economia baseada no padrão dólar-ouro ainda saldo em conta-corrente positivo. Mas logo a Europa e o Japão foram se recuperando da guerra e conseqüentemente trouxe o aumento da competitividade com os Estados Unidos. Assim o saldo comercial norte-americano torna-se negativo.
Surge necessidade de um realinhamento cambial para desacelerar odeclínio causado por esta competitividade. A solução encontrada pelos Estados Unidos foi decretar a inconversibilidade do dólar. A economia capitalista mundial entra em turbulência com a desvinculação do ouro e aplicação de taxas cambiais flutuantes (crise do dólar). Esta crise chegou a cogitar a substituição do dólar por Direitos Especiais de Saque (ativos líquidos). Em 1979, com a ausência de...
tracking img