O plano de metas – 1957 /60

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (935 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – IFCH
Departamento de Ciências Sociais
Matéria: Economia Política II

Resumo do texto: O plano de metas –1957 /60

Juscelino Kubitschek implanta o Plano de Metas, onde o Estado consegue articular grandes somas de investimentos privados, destinados às áreas como indústria automobilística, construção navale aeronáutica. A ideologia, na época, era que se precisava investir em industrialização para escapar do subdesenvolvimento.
O plano de metas continha 31 metas a serem atingidas e a construção deBrasília, que seria prioridade. Os setores que receberam mais financiamento do governo foram o de energia, transporte e siderurgia, já os subsídios e estímulos eram destinados às outros setores.
O Planode Metas dava tratamento preferencial ao capital estrangeiro, estimulava a acumulação privada na participação do Estado na formação de capital, e estimulou o crédito privado constituído por empréstimosde curto prazo. O Plano de Metas, deve seu sucesso ao grande crescimento do departamento produtor de bens de capital e departamentos de bens de consumo duráveis.
O crescimento industrial, no iniciodo governo JK, era financiado por empresas estatais, capital privado estrangeiro e capital privado nacional. Ocorreu a oligopolização da economia brasileira. A participação do capital estrangeirotambém é introduzida na manufatura brasileira. As grandes empresas oligopolistas dos EUA, Japão e Europa começam a expandir seus domínios, o Brasil estava executando seu plano de substituição deimportações, e em 1974, as empresas multinacionais dominam o mercado, sendo que 1970, já dominavam a produção de bens duráveis. As empresas multinacionais dominaram nesta época, e detinham os setores maisdinâmicos da economia. O plano de metas estimulou muito o processo de substituição de importações, que começou a se esgotar em 1960.
O Brasil era dependente da tecnologia estrangeira, pois sua...
tracking img