O planeta pede socorro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 desenvolvimento 4
3 conclusão 11
REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO

Com base nos textos fornecidos para elaboração do trabalho,vamos focar na responsabilidade socioambiental,trazendo informações os sobre problemas ambientais, crise do petróleo, energia limpa, debate dos textos e ações de empresas da minha região.

desenvolvimentoConforme Marco Antônio Campos Martins, responsabilidade socioambiental é um conjunto de ações que promovem o desenvolvimento em comprometimento com questões relativas ao meio ambiente e questões sociais, proteção ambiental, projetos filantrópicos, redução de consumo, destinação adequada de resíduos, coleta seletiva, reciclagem e etc.
Devido a tanto descuido, nosso planeta vemenfrentando diversos problemas ambientais como:
Aquecimento Global; com verões cada vez mais quentes, peixes migrando para águas mais profundas, gelo dos pólos derretendo, inundações em algumas regiões e seca em outras. É um fenômeno causado pela retenção de calor acima do nível considerado normal pela atmosfera. Acontece por causa da elevação nos níveis de dióxido de carbono naatmosfera. Como solução está a redução na emissão de gases de efeito estufa, o uso de combustível fóssil (gasolina,diesel e querosene).Aumentar o uso de biocombustivel (etanol,biodiesel) e fontes de energia não poluentes (solar,eólica).
Desmatamento e Extinção de Espécies; a exploração comercial de recursos materiais. Florestas inteiras são devastadas para comercialização de madeira ouqueimadas para que se dê lugar a pasto para o gado. Os animais através da caça predatória para comercialização de sua pele e carne, do tráfico ilegal ou por causa da destruição do seu habtat natural, também correm risco de desaparecer. Um relatório divulgado pela ONG Word Wild Fund, apontou que o desmatamento na Amazônia já atinge 13% da cobertura original.Como conseqüência,acelera o processo de erosãoda terra (formação de desertos em regiões onde antes era verde).Solução ,uma vigilância mais acirrada acerca do trafico de animais silvestres,da derrubada e queimada de árvores.Maior controle na mineração e na poluição das indústrias,programas de educação ecológica.
Diminuição de recursos Hídricos;Cerca de 70% do planeta é coberto por água,porém apenas 2% da água do planeta édoce.Desta pequena parcela 90% está no subsolo ou em forma de gelo.A escassez de água se deve a má gestão dos recursos hídricos e o aumento da demanda.O Brasil possui cerca de 12% de toda a água doce do planeta,mas está ameaçada pelo mau planejamento e uso,pela poluição e desperdício.Sua conseqüência ameaça a paz mundial,pois paises da Ásia e do Oriente Médio já disputam recursos hídricos.A solução épromover melhor administração e conscientizar a população.
Lixo; com o aumento da população, a expansão das cidades e indústrias, o lixo se tornou um problema. A maioria dos lixões e aterros sanitários do mundo está saturada ou próxima do deu limite. A quantidade de lixo produzido semanalmente por um individuo é de 5Kg.Só no Brasil 240 mil toneladas por dia,desse total 76% é jogado acéu aberto.O acumulo em lixões e aterros (não regulares)e seu contato com as condições climáticas acaba produzindo o (chorume,liquido escuro altamente tóxico)que polui a água do lençol freático e o metano gás ainda mais prejudicial a atmosfera.Causando riscos a saúde humana,assoreamentos,enchentes.Para solução,reciclagem.
No mercado atual as pessoas passam a escolher seus produtosnão somente pela qualidade ou marca, e sim pela imagem da empresa em relação a responsabilidade social e ambiental.A opinião publica negativa nessa realidade pode afetar as vendas,bem como a capacidade da empresa atrair e reter pessoas talentosas.As questões ambientais afetam a eficiência,eficácia e metas em longo prazo,e requerem considerações técnicas e éticas.
A ética trata dos...
tracking img