O plagio na era digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LIMA, Roberta de Abreu. “O Plagio na Era Digital”. Revista Veja. Março, 2011.


Em seu artigo, Roberta de Abreu Lima nos mostra através de fatos reaiscomo o plágio se tornou uma prática comum, desde quando surgiu na Inglaterra a primeira lei de propriedade intelectual. Ela atribui essa disseminação ao fácilacesso de diversos tipos de informações e conteúdos pela Internet.
Entre vários exemplos, a autora cita o caso de um conceituado professor da Universidadede São Paulo, o qual perdeu o emprego por ter tido uma de suas obras desmascaradas por plágio. Porém, ela mostra-se um tanto quanto contraditória esubjetiva quando se refere a essa prática envolvendo as obras de Manet e Picasso, colocando ainda mais complexidade ao tema.
De acordo com Roberta, os recentescasos de plágio devem-se ao despreparo dos professores em lidar com tal situação e à incapacidade criativa dos alunos contemporâneos para com seus trabalhos.Isso é reforçado pelo texto quando a autora menciona o especialista Ryon Braga, deixando claro sua opinião sobre o assunto.
Roberta ainda mostra suaindignação com a mediocridade desse universo onde a cópia prolifera, inclusive com aqueles alunos que pagam para que terceiros façam sua monografia. Com base nessesexemplos, notamos que intenção do texto é realmente chamar a atenção da sociedade para a fragilidade do ensino no país.
Porém, trata-se de um temaextremamente polêmico e atual, e deve ser lido por alunos e professores, bem como por toda a sociedade, já que o plágio não se restringe somente ao meio acadêmico.
tracking img