O plágio nos trabalhos acadêmicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (865 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
É inacreditável como o plágio tem se tornado prática corrente nas faculdades brasileiras. Atualmente, existem até "tipos" de plágio:
a) o plágio direto: aquele que copia literalmente o texto semcitação da fonte;
b) o plágio "colcha de retalhos": aquele em que o aluno copia trechos de várias fontes com o objetivo de dificultar o trabalho do professor de identificar o plágio.
c) o plágio"empréstimo": onde o aluno recorre a um trabalho completo e apenas troca o nome do autor, ou seja, insere seu próprio nome no trabalho plagiadoç
d) o plágio "mosaico" onde o aluno vai modificando aspalavras do texto, sem citação da fonte (o que seria caracterizado como parágrase, ou seja, citação indireta).

Segue artigo interessante disponível em : http://www.microbiologia.vet.br/Plagio.htmPLÁGIO, DIREITO AUTORAL E REGISTRO LEGAL DE OBRAS



Esta página foi inspirada depois que o autor destas linhas foi convidado a julgar uma monografia de conclusão de curso que havia sidoparcialmente plagiada de uma tese de mestrado. A recusa em avaliar um trabalho copiado não me poupou do desprazer de ficar sabendo que sua orientadora considerava o procedimento de cópia de trabalhosalheios uma coisa normal e corriqueira. Tanto maior foi o desprazer pelo fato da orientadora ser pesquisadora de um prestigioso instituto de pesquisa da cidade de São Paulo, sendo, portanto uma formadorade opinião. Não cabem aqui detalhes desta história sem "final feliz" (a aluna foi aprovada com uma banca incompleta). Mas ela vem constituindo um ponto de partida importante para muitas reflexões e umpouco de ação sobre o tema. Se você quer ter acesso à carta de recusa de avaliação enviada à coordenação responsável pela aluna, clique aqui (obviamente omiti os nomes envolvidos por uma questão deética; o fio condutor deste texto é divulgação científica e não detratação pública - embora essa omissão seja discutível segundo algumas culturas).

Muitas vezes não temos o poder de...
tracking img