O pianista e a lista de schindler - dois filmes sobre a 2ª guerra mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1847 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dois Filmes Sobre a 2ª Guerra Mundial

A Lista de Schindler

Schindler nasceu 28 de abril de 1908, seu pai foi um industrial muito rico. Pertenciam á comunidade que falava alemão nos sudetos e alguns de seus vizinhos eram judeus . Depois da anexação alemã dos sudetos em 1938 com o partido nazista , Schindler inscreveu -se no partido alemão Konsad Henlein`s Sudeten , ele queria seguir ospassos do pai tentando ficar à frente da fábrica de máquinas agrícolas . Casou-se muito cedo e mais tarde passou a trair sua esposa com uma mulher polonesa frequentadora dos meios sociais dos oficias alemães do SS .
A guerra estourou em 1939, Schindler com 31 anos mudou se para Cracóvia com o pensamento de tirar proveito da guerra .
Cerca dos 60000 judeus que lá viviam foram proibidos, atravésde um decreto , de serem proprietários , quem lucrava co isso eram os empresários alemães , que se apropriavam de estabelecimentos comercias de propriedade dos judeus e ainda os obrigavam ao trabalho forçado .
Schindler progrediu nos negócios quando se apropriou de uma fábrica de panelas que ficava em Zablocie , perto de Cracóvia , com sua fortuna crescente ele ' comprava " membros da Gestapo edos altos escalões nazistas com bebidas , mulheres e produtos do mercado negro . Decidiu contratar um contador judeu , pois este valia menos que um trabalhador polonês , este contador é Itshak Stern que com o argumento de que os trabalhadores judeus dariam lucros maiores a sua fábrica , ele convenceu Schindler a adotar mão de obra judia .
Os judeus trocavam suas reservas financeiras por um "lugar " na fábrica , assim se manteriam longe dos campos de concentração .
Hitler lançou um plano , no qual acabaria com os guetos e mandaria a população judia para o campo de concentração . Amon Goeth era um dos comandantes e amigo próximo de Schindler dentre os oficiais da Gestapo.
Em 1942, passou para o ramo de munições , empregando cerca de 800 pessoas , sendo 370 judeus do gueto deCracóvia . Os guetos foram criados pelos alemães e eram bairros onde viviam grupos de qualquer etnia ou outro grupo menor devido circunstâncias econômicas ou sociais .
Schindler no começo demonstrava -se um homem interesseiro e sem qualquer resistência ao regime nazista , mas com o passar do longa , se mostra um homem totalmente intolerante à insensível brutalidade e perseguição aos judeus . Nocomeço tinha objetivos que atendia aos seus próprios interesses , que era enriquecer , mesmo que fosse ás custas de inocentes judeus , mas depois se vê com a missão de salvar o maior numero de vidas , com o argumento de que sua fábrica era essencial para o esforço de guerra na Polônia . Schindler obtinha contratos com os militares tendo como prioridade retirar judeus da jurisdição das SS. Guandoalguns de seus funcionários eram ameaçados à deportação para Auschwitz (um dos piores campos de concentração existentes ), Schindler mantenha a ideia de que tal deportação dificultaria a produção essencial para o esforço da guerra .
Schindler fazia de tudo para salvar os judeus desde falsificação de documentos à empregar crianças , domésticas como mecãnico , até trabalhadores incapacitados .Quando preso se mantinha na ideia de que era um nazista e apenas queria se favorecer de mão de obra barata além de comprar os oficias oferecendo-lhes muito dinheiro .
Com o gueto extinto, os judeus foram transportados para campos de trabalhos forçados de Plaszóvia .
Com o avanço dos russos em 1944, Plaszóvia e os campos secundários foram evacuados, mais de 20000 pessoas entre homens , mulheres ecrianças foram levados à campos de extermínio .
Schindler obteve autorização oficial para continuar a produção numa fábrica que ele e sua mulher fundaram em Brünnlitz, nos Sudetos. Cerca de 700 homens e 300 mulheres judias, foram levados para campos de concentração. Para libertação dos mesmos foram necessários 7 marcos alemães por cabeça pagos á Gestapo por dia .
A luta de Schindler era...
tracking img