O pgc- em mocambique

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5244 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NIRFFormação SNC

NCRF 27 – Instrumentos Financeiros

1
JOÃO RODRIGUES

NCRF 27 – Instrumentos Financeiros
1 – Objectivo 2 – Âmbito 3 – Definições 4 – Reconhecimento 5 – Mensuração 6 – Imparidade 7 – Desreconhecimento de activos financeiros 8 – Desreconhecimento de passivos financeiros 9 – Contabilização da cobertura 10 - Divulgação
2
JOÃO RODRIGUES

1 - Objectivo
Prescrever otratamento contabilístico dos instrumentos financeiros e respectivos requisitos de apresentação e divulgação.

3
JOÃO RODRIGUES

2 - Âmbito
Esta NCRF pode não ser aplicada caso se opte pela aplicação integral das normas: - IAS 32 - IAS 39 - IFRS 7

4
JOÃO RODRIGUES

2 - Âmbito
Em outras NCRF Investimentos em subsidiárias, associadas e empr.conjuntos

No âmbito da NCRF 27
Instrumentosde dívida e capital de outras entidades Créditos e saldos a receber Derivados

Outras exclusões Contratos de seguro

Benefícios a empregados

Locações

Contratos de compra/venda de itens não financeiros, que possibilitam a qualquer parte a sua liquidação em dinheiro

5
JOÃO RODRIGUES

3 - Definições
Instrumento financeiro contrato que dá origem a um activo financeiro numa entidade ea um passivo financeiro ou instrumento de capital próprio noutra entidade.

6
JOÃO RODRIGUES

3 - Definições
• • – – – – – Activo Financeiro É qualquer activo que seja: dinheiro; um instrumento de capital próprio de outra entidade; um direito contratual de receber dinheiro ou um outro activo financeiro; um direito contratual de trocar activos financeiros ou passivos financeiros emcondições que sejam potencialmente favoráveis; um contrato que seja ou possa ser liquidado em instrumentos de capital próprio da própria entidade
7
JOÃO RODRIGUES

3 - Definições
• • Passivo Financeiro É qualquer responsabilidade contratual:

– de entregar dinheiro ou outro activo financeiro; ou – de trocar instrumentos financeiros com outra entidade em condições potencialmente desfavoráveis; ou Umcontrato que seja ou possa ser liquidado em instrumentos de capital próprio da entidade.
• • Instrumento de capital próprio É um contrato que evidencie um interesse residual no activo duma entidade, depois de deduzidos todos os seus passivos.
8
JOÃO RODRIGUES

Exemplos de activos/passivos financeiros
Depósitos bancário Contas a receber e a pagar Leasing financeiro Produtos derivados

9JOÃO RODRIGUES

Exemplos de activos/passivos não financeiros
Inventários Activo fixo tangível Activos intangíveis Leasing opracional Provisões

10
JOÃO RODRIGUES

3 - Definições
Derivado É um instrumento financeiro ou outro contrato com todas as 3 características seguintes: O seu valor altera-se em resposta à alteração numa especificada taxa de
juro, preço de IF, preço de mercadoria,taxa de câmbio, índice de preços ou de taxas, rating de crédito, ou outra variável.

Não requer investimento inicial ou requer investimento inicial reduzido. Liquidado numa data futura.

11
JOÃO RODRIGUES

3 - Definições
Custo amortizado de um activo financeiro ou de um passivo financeiro É a quantia inicial pela qual o activo financeiro ou o passivo financeiro é mensurado no reconhecimentoinicial, menos os reembolsos de capital, mais ou menos a amortização cumulativa, usando o método do juro efectivo, de qualquer diferença entre essa quantia inicial e a quantia na maturidade, e menos qualquer redução quanto à imparidade ou incobrabilidade.

12
JOÃO RODRIGUES

4 - Reconhecimento



Uma entidade deve reconhecer um activo financeiro, um passivo financeiro ou um instrumentode capital próprio apenas quando se torna parte das disposições contratuais do instrumento. Na mensuração inicial de activos ou passivos financeiros mensurados ao JV com contrapartida em resultados, não são incluídos os custos de transacção. Capital subscrito e não realizado deve ser deduzido ao capital. Acções próprias devem ser deduzidas ao capital próprio. Não reconhecer ganho ou perda na...
tracking img