O petroleo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O petróleo consiste fundamentalmente de átomos de carbono, oxigênio, Hidrogênio, nitrogênio e quase sempre de Enxofre; sob a forma de Hidrocarbonetos.
Os hidrocarbonetos são compostos orgânicos constituídos apenas por átomos de carbono e hidrogênio.
Os principais tipo de hidrocarbonetos presentes no petróleo são os alcanos, alcenos, alcinos e aromáticos

Seus subprodutos são tambémutilizados para a fabricação de tecidos sintéticos, borracha sintética, sabões, detergentes, tinta, plásticos, medicamentos, inseticidas, fertilizantes, etc. Por exigir vultosos investimentos iniciais e contínuos reinvestimentos, apenas companhias de grande porte asseguram o desenvolvimento da indústria petrolífera.
Resíduos sólidos do petróleo: Parafinas, ceras, asfalto, piche

Quando o petróleo éextraído, ele vem cheio de impurezas, que são então separadas por meio de processos físicos. Por exemplo, a decantação é utilizada para separar o petróleo da água salgada. Visto que a água é mais densa que o petróleo, ela fica na parte de baixo e o petróleo fica na parte de cima, podendo ser separados. Utiliza-se também da filtração para remover impurezas maiores, tais como areia, argila e pedaçosde rochas.


5.1. Objetivos do Refino
De um modo geral, uma refinaria, ao ser planejada e construída, pode se destinar a dois objetivos básicos: - produção de produtos energéticos (combustíveis e gases em geral);
- produção de produtos não-energéticos (parafinas, lubrificantes, etc.) e petroquímicos. O primeiro objetivo constitui a maior parte dos casos, pois a demanda por combustíveis édeveras maior do que a demanda por outros produtos. Nesse caso, a produção destinase à obtenção de GLP, gasolina, Diesel, querosene e óleo combustível, entre outros.
O segundo grupo, não tão expressivo, é constituído de um grupo minoritário, onde o principal objetivo é a maximização da produção de frações básicas lubrificantes, parafinas e matérias-primas para a indústria petroquímica. Estesprodutos possuem valores agregados muito superiores ao dos combustíveis, o que confere aos refinadores altas rentabilidades, embora os investimentos envolvidos sejam também muito mais altos do que os necessários para o caso anterior.

5.9. Subprodutos mais importantes
O gás, uma das frações mais importantes obtidas na destilação, é composto das substâncias com ponto de ebulição entre –165° C e 30° C,como o metano, o etano, o propano e o butano. O éter de petróleo tem ponto de ebulição entre 30° C e 90° C e é formado por cadeias de cinco a sete carbonos. A gasolina, um dos subprodutos mais conhecidos, tem ponto de ebulição entre 30° C e 200° C, é formada de uma mistura de hidrocarbonetos que possuem de cinco a 12 átomos de carbono. Para obter querosene, o ponto de ebulição fica entre 175° C e275° C. Óleos mais pesados, com cadeias carbonadas de 15 a 18 carbonos, apresentam uma temperatura de ebulição entre 175° C e 400° C. As ceras, sólidas na temperatura ambiente, entram em ebulição em torno de 350° C. No final do processo, resta o alcatrão, o resíduo sólido.
5.1. Relação entre o tipo do petróleo e os rendimentos dos derivados obtidos
A relação entre o tipo do petróleo e osrendimentos dos derivados obtidos é direta, pois um petróleo leve tem maior rendimento de produtos leves (GLP, nafta, óleo diesel) e menos rendimento de produtos pesados (óleos combustíveis e asfalto) do que um petróleo pesado, onde ocorre o inverso. A instalação de unidades de conversão, que transformam frações pesa- das em frações mais leves, pode atenuar essa diferença em rendimentos, mas não consegueeliminá-la. Ao longo do tempo, a industrial do petróleo tem sempre procurado instalar unidades de conversão (craqueamento catalítico, coqueamento retardado, hidrocraqueamento, etc.) em suas refinarias, com a finalidade de diminuir a influência da natureza do petróleo nos rendimentos dos produtos obtidos.
• Alcanos – possuem cadeia aberta e saturada. (CnH2n+2) • Alcenos - possuem cadeia aberta...
tracking img