O peso da falta de planejamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (635 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O peso da falta de planejamento

É um artigo publicado na revista “Portos e Navios” em setembro/2012, que trata da carência de infraestrutura no Brasil. O autor é: OLIVEIRA, Danilo.

Projetos deinfraestrutura por todo país estão alavancando um tipo de carga importante para o desenvolvimento nacional. As cargas de projeto têm movimentado terminais e se caracterizam por mobilizar empresas dediversos ramos: desde o agenciamento até o içamento, estocagem e transporte. No entanto, toda a logística dessa carga enfrenta dificuldades. Um dos maiores desafios no Brasil para o transporte depeças e equipamentos de grande porte é a infraestrutura disponível.
Os empresários lamentam que não tenha havido planejamento para esta modalidade nas últimas décadas. A infraestrutura ruim das estradaspode até dobrar a distância dos trajetos por conta, por exemplo, de viadutos que não suportam a grandeza de pesos e volumes. O diretor de portos da empresa R.Peotta, Roberto Peotta, diz que grandeparte das peças extremamente pesadas é transportada por via marítima. Segundo ele, a dimensão e o peso podem tornar inviável o transporte por via terrestre. O diretor da agência marítima Cormack, JorgeCormack, considera que os pedágios não estão preparados para a passagem de cargas de projetos. Ele diz que alguns possuem restrições de espaço e largura para as cargas, ás vezes as empresas sãoobrigadas a desmontar a carga, o que não é recomendável e atrasa a logística.
Apesar das carências estruturais, a maior parte dos agentes de alguma forma envolvidos com o transporte de cargas especiais estáotimista com as chances de negócios. Ivo Mafra, diretor de gestão da DC Logistics Brasil, vê um bom momento como resultado do desenvolvimento econômico nos últimos 18 anos. Nesse período, ele observa,houve controle da moeda e da inflação, permitindo às empresas planejar investimentos no longo prazo. As empresas que participam do desembaraço de cargas especiais demonstram grande expectativa...
tracking img