O periodo colonial: estrutura econômica política e social.

Páginas: 3 (715 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2011
O Periodo Colonial: Estrutura econômica política e social.
Quando se fala em descobrimento do Brasil, a controvérsias, na opnião de vários historiadores eles defendem a idéia de que o Brasil não foidescoberto pelos portugueses, afinal quando eles chegaram aqui o território já era habitado por nativos, os índios.

Em relação ao período Colonial, começa com a expedição de Martim Afonso deSouza, em 1530, e vai até a proclamação da independência por dom Pedro I em 7 de setembro de 1822.
No ano de 1530, quando o rei de Portugal organizou a primeira expedição com objetivos de colonização quefoi comandada por Martin Afonso de Souza seu objetivo era povoar o território brasileiro, e também iniciar o cultivo de cana-de-açúcar no Brasil.
A cana-de-açúcar se adaptou bem ao clima e ao solonordestino, era um produto de muita apreciação na Europa e tinha um grande valor, sendo assim começou a se produzir mais, e mais, em larga escala, com o intuito de aumentar a economia da colônia, idéiatambém utilizada na colonização da costa africana, além de começar o povoamento no Brasil. Nessa fase era utilizada a mão-de-obra escrava dos nativos, só que essa idéia dos portugueses não deu muitocerto, pois os índios não se adaptaram ao tipo de trabalho, eles fugiam, havia também muita morte, ou seja tornou-se inviável a continuidade dessa pratica. Nesse processo os portugueses continuavamexlorando o território brasileiro, por onde eles passavam deixavam seu rastro de morte, oque ocasionou o desaparecimento de alguns povos nativos.
Com o Brasil já colonizado o Rei decidiu dividir oBrasil em Capitanias Hereditárias e eleger um Governador-geral, o primeiro foi Tomé de Souza, ele tinha como missão combater os nativos rebeldes, defender o território, aumentar a produção agrícola eprocurar jazidas de ouro e prata. Nesse período a capital do Brasil era Salvador, pois a região Nordeste era a mais desenvolvida e rica do país. Também existia as Camaras municipais, eram integrados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formação social: estrutura política e econômica
  • Movimentos Sociais no Brasil : Período Colonial
  • Formação social política e econômica
  • Economia, politicas economicas e sociais
  • Fhc
  • Formação social e politica economica
  • politica economica e social pombalina
  • Formação social política economica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!