O perfume

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Título do livro: O perfume
Subtítulo: História de um assassino
Colecção: Grandes narrativas
Tradução: Maria Emília Serros Moura
Género literário: Narrativa
Subgénero: Romance
Enquadramentohistórico: Século XVIII em França
Personagem principal: Jean-Baptiste Grenouille (mais tratado ao longo da história por Grenouille). Este nasceu com um olfacto muito apurado, mas nasceu sem odor nenhum,daí ter sido rejeitado desde criança. Com um passado sofrido, pois foi criado num orfanato, e após conseguir sobreviver às criminosas condições de trabalho de uma tinturaria local, Grenouille inicia-secomo aprendiz na perfumaria de Baldini. Mas a sua maneira estranha de se comportar, inclui também a mania de perseguir mulheres em Paris, atraído pelos odores exalados por elas.
Jean-BaptisteGrenouille começa a sua profissão de perfumista e aprende com grande facilidade a misturar essências, tarefa que rapidamente se torna a sua obsessão, o que o leva a afastar-se dos outros seres humanos,vivendo de forma solitária e só para si.
Mais tarde muda-se para o sul de França, para Grasse, e vai trabalhar para uma mulher, Madame Arnulfi, dona de uma pequena perfumaria, e a sua tarefa é criarperfumes extraindo essências de flores. Só que os odores do corpo humano, especialmente das mulheres, não lhe saem da cabeça e dominado pela ideia de preservar os aromas humanos, ele assassina, semescrúpulos, jovens mulheres cujo cheiro característico chama a sua atenção, tornando-se um perigoso assassino. Nas semanas seguintes, várias raparigas jovens e excepcionalmente belas são assassinadas.
Omercador Richis, quando as belas gémeas, filhas do seu amigo Tallien são encontradas mortas, começa a temer pela sua filha Laura.
Grenouille abre um pequeno armário que contem doze pequenos frascos,cada um com algumas gotas de óleo de cor âmbar, que são os frascos com os aromas das doze raparigas que já foram encontradas mortas, todas da mesma maneira. Faltava-lhe apenas uma essência para...
tracking img