O perfil e os conceitos na administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1790 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP


Gabriela da Silva Alves




O PERFIL E OS CONCEITOS NA ADMINISTRAÇÃO




EAD344 - TEORIA DA ADMINISTRACAO I - ADMINISTRACAO PUBLICA - SAO JOSE DOS CAMPOS - 2012
Professor: Breynner Oliveira

“Quando a superioridade absoluta não for possível, você deve conseguir umasuperioridade relativa no momento decisivo fazendo uso inteligente daquilo que você tem”. (Carl von Clausewitz, 1832)

Administrar consiste em dirigir recursos financeiros, humanos e materiais reunidos em unidades organizadas, dinâmicas e capazes de alcançar os objetivos da empresa ou instituição e, ao mesmo tempo, proporcionar satisfação àqueles que obtêm o produto/ serviço e àqueles que executam otrabalho, com base em três objetivos:
* A satisfação do consumidor com o produto ou serviço produzido pela empresa;
* O lucro obtido na comercialização do produto ou do serviço prestado;
* E justa remuneração para todos que executam o trabalho
Para isso é necessário a formalização de um processo, visando operacionalizar o funcionamento das organizações:
1. Planejamento- Visão defuturo com vistas a traçar um programa de ação
2. Organização- Constituição combinada dos elementos materiais e humanos da empresa: Agrupamento e estruturação das atividades.
3. Direção- Comando e orientação para que se execute o que foi planejado e organizado
4. Coordenação- Ligação, união, harmonia dos atos e esforços coletivos.
5. Controle- Verificação de que os eventos transcorrem,ou não, de acordo com as ordens dadas e o planejamento.
As transformações nas organizações surgiram em um cenário de incertezas determinado por uma alta competição e instabilidade.
Em períodos passados as organizações operavam em ambientes estáveis, onde era possível se prever as regras determinadas, porém a gestão na Empresa era algo complexo que enfrentava muitas resistências internascaracterizadas pela insegurança e desconhecimento do novo.
Historicamente, no modelo americano, os executivos que dirigiam as empresas industriais seguiram um padrão reconhecível de desempenho. Esse padrão consistia em: Acumulação de recursos; Racionalização do uso dos recursos; Novo crescimento – baseado em diversificações nas pesquisas e desenvolvimento, engenharia de produto e desenho industrial;Nessa fase, antes de 1850, as Empresas industriais eram muito pequenas em comparação com as de hoje.
Após a Guerra Civil, nos anos 1870 e 1880, as estradas de ferro e a urbanização rápida, criou novas necessidades para a melhoria na qualidade de vida da população, o que levou ao rápido nascimento das empresas de consumo direto. As empresas cresceram de tal forma que os novos aglomerados dessasempresas, tornaram-se demasiadamente grandes para serem dirigidas por pequenos grupos familiares, quando começaram a surgir as empresas multidepartamentais. As grandes empresas consolidadas podiam gastar mais que as pequenas em pesquisas e desenvolvimento de produtos, bem na modernização do equipamento. Eliminou-se ainda o intermediário, atacadista, acontecendo à venda direta ao consumidor, maisbarata.
Uma onda de fusões ocorreu entre 1890 e 1900, com base na ideia de preços menores e utilização racional das fábricas. Com a expansão maciça das indústrias e crescimento de grandes impérios corporativos, houve a necessidade de uma organização formal.
A expansão das linhas, crescimento dos mercados, a diversidade dos mercados e a diversidade de consumidores agravou a complexidade e ocrescimento passou ao plano mundial.
Resumindo as transformações ocorridas, a partir de quais mudanças ocorreram nas empresas de maneira geral, o processo das mudanças envolveram as seguintes etapas:
* Cargos extintos e funcionários recolocados;
* Criação do setor operacional;
* Mudança no controle acionário;
* Assumem cargos de direção pessoas de imprimem um novo estilo de...
tracking img