O perfil empreendedor como base para a implantação de um arranjo produtivo local de turismo sustentável na cidade de foz do iguaçu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6217 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIÃO DINÂMICA DE FACULDADES CATARATAS
FACULDADE DINAMICA DAS CATARATAS
CURSO DE TURISMO





O PERFIL EMPREENDEDOR COMO BASE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DE TURISMO SUSTENTÁVEL NA CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU.

Anderson Da Silva Brocco




FOZ DO IGUAÇU - 2008
Anderson da Silva Brocco




O PERFIL EMPREENDEDOR COMO BASE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM ARRANJOPRODUTIVO LOCAL DE TURISMO SUSTENTÁVEL NA CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU.


Trabalho de conclusão de Curso, apresentado a banca examinadora da Faculdade Dinâmica das Cataratas – UDC, como requisito parcial para a obtenção de grau em bacharel em turismo.
Prof. Orientador: Ana SolangeBieseck






Foz do Iguaçu – PR
2008

LISTA DE FIGURAS





FIGURA01- Evolução do Processo de Formação de um Cluster...........

FIGURA 02 - Cataratas do Iguaçu..................................................................



FIGURA 03 – Parque Nacional do Iguaçu.....................................................












LISTA DE SIGLASAPL – Arranjo Produtivo Local

CCE – Característica Comportamental Empreendedora

EMPRETEC – Programa de Desenvolvimento de Empreendedores

IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente

ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

OMT – Organização Mundial do turismo

SEBRAE – Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário








LISTA DE TABELASTABELA 1 – Tipos de empreendedorismo...............................................................



TABELA 2 – Resultados obtidos...











SUMÁRIO

RESUMO.............................................................................................................ABSTRACT...........................................................................................................
INTRODUÇÃO......................................................................................................
1.1











RESUMO

Esse trabalhou procurou verificar se sete empresas do ramo turístico e uma autarquia publica federal (ICMBio) que também desenvolve trabalhos no setor do turismo, todas do município de Foz do Iguaçu, possuem característicasempreendedoras (CCE’s). Isso porque o empreendedorismo é considerado fundamental para instituições serem bem sucedidas e capazes de compor um arranjo produtivo local (APL). Os dados foram obtidos por meio de entrevistas estruturadas e através de amostragem. Como resultado, identificou-se que as sete empresas e a autarquia analisadas poderiam compor um APL de turismo sustentável na cidade.ABSTRACT


This study had the intention to verify that seven companies of the tourist industry and a federal public agency that also develops federal public works in the tourism sector (ICMBio), all of the city of Foz do Iguacu, have entrepreneurial characteristics (CCE’s). That's because entrepreneurship is considered crucial for institutions to be successful and be able tocompose a local productive arrangement (APL). The data were obtained through structured interviews and through sampling. As a result, identified that the seven companies and the federal public agency analyzed could compose an APL of sustainable tourism in the city.








1. INTRODUÇÃO

Segundo o SEBRAE (2007), arranjos produtivos locais (APLs) podem ser definidos como aglomerações deempresas localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm algum vinculo de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.
A simples proximidade geográfica entre empresas não caracteriza um APL, para que ele possa existir faz-se...
tracking img