O PERFIL DOS TREINADORES DE FUTSAL DE TERESINA-PI

1605 palavras 7 páginas
Márcia Fernanda Lima Vieira
Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física; Especializando em Fisiologia do Exercício
Hélio Maia Queiroz
Especialista em Treinamento Desportivo; Professor do CEFET-PI

O PERFIL DOS TREINADORES DE FUTSAL DE TERESINA-PI

RESUMO
A presente pesquisa visa conhecer o perfil dos treinadores do futsal teresinense e discutir possíveis implicações desse perfil para a melhoria do desempenho das equipes representantes da cidade em competições regionais e nacionais. Para tal, foram utilizadas visitas de observação, questionários e pesquisa documental.Os questionários foram aplicados a uma amostra de 09 treinadores de clubes de futsal, que trabalham com categorias do sub 17 ao adulto, masculino e feminino.Os resultados mostraram uma falta de cientificidade nos treinamentos realizados com as equipes de treinadores que representam o Estado do Piauí, em geral, com resultados inexpressivos, não passando de meros representantes.

Palavras – chaves: Futsal; Treinadores; treinamento.
ABSTRACT

INTRODUÇÃO
O investimento no Futsal é a tendência de todas as Federações atualmente. Como a modalidade busca conquistar espaço no programa olímpico, o fortalecimento da categoria é primordial (LIGA FUTSAL, 2006). As estruturas de trabalho incluem, desde a contratação de profissionais da área, um treinador capacitado, preparadores físicos, treinadores de goleiros, fisiologistas e médicos, tudo isso porque as competições exigem cada vez mais deste suporte para que as equipes consigam resultado positivo nas competições, e não mais uma mera participação de seu clube ou de seu estado (futsal feminino: perfil e implicações pedagógicas).
Dentre os profissionais, o Treinador deve ser o grande líder e disciplinador da equipe, para comandar de forma correta os seus atletas durante os treinos e jogos. Ele deve também ser didático, para saber planejar os seus treinamentos adaptados à idade de seus jogadores e as qualidades por eles

Relacionados