O PERFIL DO NEGOCIADOR

1767 palavras 8 páginas
O PERFIL DO NEGOCIADOR
Artigo por Colunista Portal - Educação - segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Torna-se importante ouvir mais do que falar
Kotler (2000) ressalta que a negociação, assim como as habilidades de um bom negociador, pode ser apreendida e aperfeiçoada constantemente. Estas serviriam para o profissional alcançar os objetivos e metas a que se propõe.

Dentre as principais características, destacam-se:
- Excelente relacionamento interpessoal: simpatia e bom humor.
- Capacidade de comunicação: linguagem simples, correta e atualizada, sem exageros nem exibicionismos. Torna-se importante ouvir mais do que falar, e saber a diferença entre franqueza e sinceridade. Enquanto que a primeira está relacionada à má educação, a agressividade, o “falar sem pensar”; a segunda está ligada ao raciocínio, à lealdade.

Ressalta-se também a importância da comunicação ao telefone, ficando atento às regras para não ser deselegante e até mesmo inconveniente. Sugere-se que o celular esteja sempre desligado em qualquer momento de negociação.

- Postura e apresentação: deve-se adequar ao ambiente e pessoa, e respeitar as diferenças culturais.
- Atitude: sugere-se uma postura proativa, objetiva e clara.

- Criatividade: requer ousadia. A busca de novas ideias, novos modos de fazer e agir com alternativas e soluções, sem criticar concorrentes, produtos e/ou serviços, constitui-se da mesma forma, como características valorizadas.
- Gosto pelo planejamento: necessidade de traçar estratégias e mensurar o que se quer e quais os objetivos a se atingir.

- Orientação por metas: a capacidade constante de se estabelecer metas e objetivos constitui-se como postura essencial para aqueles que irão negociar. Sugere-se que planos sejam traçados e que haja articulação para colocá-los em prática, com metas mensuráveis e imensuráveis.
- Assertividade: refere-se ao “fazer a coisa certa”. O profissional deve desenvolver a habilidade de expressar ideias, opiniões, sentimentos,

Relacionados

  • santa casa sao paulo
    7378 palavras | 30 páginas
  • Competências gerenciais
    6783 palavras | 28 páginas
  • Desenvolvimento local
    35301 palavras | 142 páginas
  • Apostila PQO Completa
    199788 palavras | 800 páginas