O perfil do gestor nas escolasde educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FALC - FACULDADE DA ALDEIA DE CARAPICUÍBA

Pós-Graduação em Educação Infantil









PROJETO DE MONOGRAFIA



O PERFIL DO GESTOR NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL



















SOROCABA
2011
1. O PERFIL DO GESTOR NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL


2. GESTÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

3. JUSTIFICATIVA

A Educação Infantil tem vivido um amplo processo de expansão, em decorrênciadas inúmeras transformações tecnológicas, políticas e econômicas que afetam o mundo do trabalho e a vida cotidiana. E essas transformações vêm definindo um novo momento na História da Educação Infantil brasileira. A própria expressão Educação Infantil foi introduzida recentemente em nosso país, e consagrou-se nas disposições expressas na Constituição Federal de 1988, assim como na Lei deDiretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB - n° 9394/96, que pela primeira vez fazem referência aos direitos de Educação à criança de zero a seis anos de idade, que na constituição assim se expressa no artigo 208, Inciso IV. “Dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de atendimento em creches e pré- escolas às crianças de zero a seis anos de idade”. Ainda no âmbitolegislativo, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB - n º 9394/96 constitui a Educação Infantil com a primeira etapa da Educação básica, conforme afirma o Art. 29, a saber:
A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social,complementado a ação da família e da comunidade.
Além da LDB, e da Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente lei n.º 8.069, de 1990 também se refere ao direito da criança com relação à educação, descrito no Art. 54, inciso IV da mesma forma como está na Constituição Federal de 1988.
O ministério da Educação e Desporto –MEC – lançou em 1998, o referencial Curricular para Educação Infantil /98– RCN – o documento serve de base para a elaborarão de projetos pedagógicos e sua função :
É contribuir com políticas e programas de Educação Infantil, socializando informações, discursos e pesquisas, subsidiando o trabalho Educativo de técnicos, professores e demais profissionais da educação infantil apoiando ossistemas de ensino Estaduais e Municipais”
Por si mesmo, esses marcos legais representam um avanço, e não há dúvidas de que alavancam importantes ganhos para crianças na faixa etária de zero a seis anos. Na prática, isso implica garantir direitos iguais de todas as crianças a educação básica.




4. PROBLEMATIZAÇÃO


A Gestão revela-se nos dias de hoje como uma área deconhecimento humano, cheia de complexidade e desafios, cada organização escolar requer a tomada de decisões, a coordenação de muitas atividades, condução de pessoas, a avaliação de desempenho dirigido aos objetivos traçados, em suma os gestores enfrentam novos e sérios desafios que vão surgindo ao longo de implantações de políticas públicas, que irão gerir os pressupostos técnicos – pedagógicos dasinstituições escolares, tal qual surgem para a educação infantil. E nos perguntamos?
Qual o perfil dos profissionais que atuam na Gestão das Unidades de Ensino da Educação Infantil?
Como o Gestor de creches e pré- escolas da Rede Municipal de Ensino, principalmente, as que atendem famílias de baixa renda estão conseguindo desenvolver programas de educação que atendam o desenvolvimentoinfantil?
Qual a formação do Gestor de Educação Infantil?
Como a Rede Municipal de Ensino nomeia os gestores de creches e pré – escolas?




5. HIPÓTESES


Estudar e investigar sobre a gestão democrática é importante porque propicia fortalecer procedimentos de participação na comunidade escolar incluindo os processos de planejamento, tomada de decisões e a avaliação dos...
tracking img