O perfil do engenheiro do sec. xxi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1702 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O PERFIL DO ENGENHEIRO DO SEC. XXI

Patricia Rau Stoltenberg
Prof.ª Estela de Sá
Prof.ª Zuleide Demétrio Minatti
Faculdade Metropolitana de Rio do Sul – FAMESUL
Engenharia Civil (ENC11) – Metodologia do trabalho acadêmico
30/05/2012.

RESUMO
O estudo traz em uma ordem cronológica a atuação do engenheiro, desde o tempo em que sua atuação era empírica, (ainda na idade da pedra quandotransformaram uma pedra em um objeto funcional, em uma ferramenta) até a responsabilidade social que passa a ter no século XXI, tendo que se preocupar não só com a obra em si, mas com o entorno, se preocupando com a sustentabilidade. Mostra também que o mercado de trabalho está mais voltado ao ser do que ao saber fazer. E que nos dias atuais um bom engenheiro é aquele que domina os conceitos técnicos,mas que também possua um espírito crítico, analítico, que saiba se adaptar as mudanças e que consiga trabalhar em conjunto com outros profissionais. Chega-se então à conclusão de que com o decorrer dos tempos o perfil do engenheiro mudou radicalmente. Tendo que se preocupar não simplesmente com a obra, mas em toda a consequência que essa obra pode trazer.

Palavras-chave: Sustentabilidade.Perfil do engenheiro. História da Engenharia.

1 INTRODUÇÃO

Este paper abordará a evolução da ciência e apresentará papel dos profissionais da engenharia frente aos resíduos industriais, tendo como objetivo mostrar que é possível a destinação correta deste material, tornando assim a indústria da construção civil mais comprometida com o meio ambiente. Um estudo será neste casso especifico o dautilização de areia de fundição residual para uso em argamassa, falaremos também das características pessoais sendo possível identificar um perfil que se assemelha do engenheiro e do desenvolvimento das tecnologias reposicionando-o no contexto do desenvolvimento social e econômico, desde idade da pedra passando pela revolução industrial a era da globalização.

2 O ENGENHEIRO

2.1 UM APANHADO DAHISTÓRIA
O homem vem de tempos em tempos modificando o meio natural de forma significativa e nesse processo de mudança o papel do engenheiro foi fundamental.
Já no tempo das cavernas havia os engenheiros do grupo, não se tinha essa denominação mais eram pessoas que possuíam um olhar diferente, buscando dar utilidade aos materiais que tinham na época, criando ferramentas, utensílios para uso ebenefício do seu grupo.
Com o passar do tempo os grupos viraram nômades, começaram a utilizar o fogo, criar rodas, até que surge a agricultura e passam a viver num só local, cultivando alimentos e domesticando animais.
A partir desse momento, começam as trocas de mercadorias, surgindo um tipo de comércio e estabelecendo cidades. Com o aparecimento das cidades e também da especialização profissionalcresce a metalurgia, alavancando ainda mais a engenharia.
Desde então, a evolução da engenharia tem seguido a evolução da ciência: estradas, pontes, barragens, edificações, engenhos de guerra, canalizações de água e esgoto e muitas outras obras de engenharia foram construídas baseadas nos conhecimentos ainda empíricos disponíveis aos engenheiros das diversas épocas. (1)

Exemplo de grandesobras feitas na antiguidade são O Farol de Alexandria, as Pirâmides do Egito, os Jardins Suspensos da Babilónia, a Acrópole de Atenas, o Parthenon, os antigos aquedutos romanos, a Via Ápia, o Coliseu de Roma, Teotihuacán e as cidades e pirâmides dos antigos Maias, Incas e Astecas, a Grande Muralha da China, entre muitas outras obras.
Mais tarde no século XVIII teve inicio a Revolução Industrial, quefoi marcado pelo grande salto tecnológico nos transportes e máquinas.
Uma das consequências foi a grande poluição ambiental, que a partir dessa época começa a atingir níveis assustadores. Começa então a ser repensada a atitude humana, se percebe que a ação das pessoas está inteiramente ligada ao meio ambiente. E a partir desse principio se começa a pensar em jeitos, formas de reeducar a...
tracking img