O perfil do empreendedor e o mercado de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PERFIL DO EMPREENDEDOR E O MERCADO DE TRABALHO
Práticas Administrativa I – Prof. Márcia Pereira







Resumo


Estudo sobre o mercado de trabalho e o perfil do empreendedor. Analisando as relações de classe e gênero na profissão tendo como quadro de análise os métodos percebidos pelos profissionais empreendedores.
Discutem-se os métodos e teorias no mercado de trabalho e naseconomias capitalistas.
Apresentam-se dados em como o perfil do empreendedor abrange as características administrativas.



Palavras-chave: Mercado de trabalho. Empreendedores. Características administrativas.


Introdução


O estudo do perfil empreendedor tem atraído maior interesse nos últimos anos, principalmente em virtude da sua forte relação com o desenvolvimento regional. Com ointuito de promover o comportamento empreendedor, unem-se governos, instituições de ensino investindo esforços e grandes quantidades de recursos financeiros.
Uma das formas de trazer maior relevância para esta discussão seria propor um método para associar o perfil empreendedor ao desempenho organizacional. Dessa
forma, poderiam ser verificadas, por exemplo, quais característicasempreendedoras promovem de modo mais efetivo o desempenho organizacional.
Na tentativa de aprofundar e clarear o tema, sem pretender esgotá-lo, o presente artigo tem o objetivo de construir e validar um modelo para verificar as técnicas, relações, métodos do perfil do empreendedor e o mercado de trabalho.












REVISÃO DA LITERATURA
Geração de ideia e oportunidadeIdentificar ou criar uma oportunidade de negócio não é algo imediato apenas reservado a mentes iluminadas ou superdotadas. Pelo contrário, descobrir uma oportunidade de negócio é uma experiência acessível a qualquer pessoa e que, em regra, resulta de algum trabalho de observação, análise e criatividade; por vezes é mesmo o resultado de várias tentativas e aperfeiçoamentos, ou seja, é maisum caso em que precisamos de 90% de trabalho e 10% de inspiração.
As oportunidades de negócios podem surgir de várias formas, da leitura de um artigo no jornal, através de uma conversa com amigos, de uma experiência particular ou na sequência de uma formação, etc. O que acontece normalmente é que as oportunidades de negócios que os empreendedores identificam estão ligadas a experiências vividasou ao seu próprio ambiente de trabalho e formação. É muito raro que alguém tenha uma inspiração “do nada” e identifique uma nova oportunidade fora de seu campo de atuação.
Existem algumas técnicas e ferramentas utilizadas para o desenvolvimento da criatividade e a geração de ideias que ajudam a identificar oportunidades de negócio e a descobrir soluções para um problema. São, inclusive, técnicasutilizadas por empresas que procuram estimular nos seus grupos de trabalho uma atitude empreendedora e inovadora.
Como por exemplo, Brainstorming (ou chuva de ideias) consiste em anotar num quadro as ideias surgidas de maneira não sistematizada e espontânea, para que possam ser discutidas e, depois, selecionada uma delas. É uma técnica de geração coletiva de novas ideias através da contribuiçãoe participação de várias pessoas (embora possa ser usada individualmente), o que favorece o trabalho em equipe. Este método é normalmente utilizado com o objetivo de definir uma solução para um problema específico, estimulando a criatividade e a identificação de uma oportunidade de negócio onde se encaixa o problema em análise.
Perfil Empreendedor

Antes de se iniciar a discussão do tema, éimportante buscar sua origem e referencial ao longo da história. Segundo Cunha (2004), a palavra empreender, imprehendere, tem origem no latim medieval, antes do século XV e significa tentar “empresa laboriosa e difícil”, ou ainda, “pôr em execução” (p. 293).
Segundo o autor Peter Drucker a prática da inovação faz parte do instrumento utilizado por administradores e gestores empreendedores....
tracking img