O perfil do consumo de sódio, e conhecimento do termo sal light por estudante da rede pública de ensino estadual – pelotas – rs: o pibid química na investigação de hábitos alimentares como questão interdisciplinar.

403 palavras 2 páginas
XIX Encontro de Química da Região Sul

Tubarão, 7 a 9 de novembro de 2012

O Perfil do consumo de sódio, e conhecimento do termo sal light por estudante da Rede pública de ensino estadual – Pelotas – RS: O PIBID Química na investigação de hábitos alimentares como questão interdisciplinar.
Magna da Glória Silva Lameiro2(FM), Emanuele Ferreira Lessa1*(IC), Gratiane Velleda Brito1(IC), Fernanda Maiara Nickel1(IC), Alzira Yamasaki3(PQ) Maira Ferreira3(PQ).
* lameiro.magna@gmail.com
1,3

Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos - Universidade Federal de Pelotas CCQFA/UFPel 2 Campus Capão do Leão/RS; professora pesquisadora II da UAB/UFPel - Curso de Licenciatura em Educação do Campo e do Instituto Estadual de Educação Assis Brasil -IEEAB- 5ª CRE. Palavras Chave: cloreto de sódio, hábitos alimentares, ensino de Química.

Introdução O ensino de Química contextualizado no ambiente escolar propicia estratégias para desenvolver ações de formação e potencialização de hábitos e práticas alimentares saudáveis, para discentes e docentes. Pesquisas vêm demonstrando que, atualmente, o ambiente escolar contribui de forma sistemática para a adoção de práticas alimentares consideradas não saudáveis por crianças. A maioria dos lanches vendidos e/ou preparados nas cantinas escolares encontra‐se com baixo teor de nutrientes e com alto teor de açúcar, gordura e sódio1. O consumo excessivo de cloreto de sódio pela população tem se tornado um grande problema de saúde pública2. O cloreto de potássio apresenta propriedades físicas semelhantes ao cloreto de sódio, sendo um incorporado no sal light em até 30%. A substituição completa do NaCl pelo KCl não é recomendada, devido ao sabor amargo conferido ao produto, o que o torna pouco aceitável3. Desenvolveu-se de um estudo transversal (observacional), no qual foram avaliados os escolares matriculados no ensino médio, diurno e noturno, no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, localizado na cidade de Pelotas, no

Relacionados