O perfil do arquivista

Páginas: 4 (935 palavras) Publicado: 1 de março de 2013
O PERFIL PROFISSIONAL DO ARQUIVISTA

O arquivista é um profissional que organiza, reúne, preserva, controla e fornece acesso a informação orgânica e registrada. Essa informação mantida peloprofissional pode ser registrada em qualquer suporte material - mídia (fotografia, gravações de vídeo ou som, cartas, documentos, gravações eletrônicas, etc.).
Sistema de Informação é a expressão utilizadapara descrever um Sistema seja ele automatizado (que pode ser denominado como Sistema de Informação Computadorizado), ou seja, manual, que abrange pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados paracoletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário e/ou cliente.
Com a nacionalização das classes detentoras do poder do Antigo Regime pela posse do Estado dostítulos e demais documentos determinantes para o surgimento na França do novo modelo do Arquivística. Nasce assim, por decreto, um arquivo que não é um sistema de informação, mas sim umainstituição/serviço que vai ser, acima de tudo, gestora de informação pré-existente e que foi descontextualizada, isto é, retirada do seu habitat original para continuar a ser usada, é um fato, mas já não pelosrespectivos produtores.
Nas origens, os repositórios de informação não tinham propriamente a designação de “arquivos”, nem os responsáveis pela guarda, conservação e disponibilização dos registros deinformação eram designadas por “arquivistas”.
O nascimento da Arquivística como disciplina só verdadeiramente pode considerar-se efetivo no século XIX, correspondendo a um amadurecimento do saberempírico milenar e a uma reflexão sobre a prática, com o objetivo de racionalizá-la, orientar e, depois, fundamentar de um ponto de vista teórico.
Arquivística é do campo da Ciência da Informação que surgeno contexto da Revolução Francesa, em finais do século XVIII, pois nessa época, o Mundo passava por várias transformações políticas, econômicas e sociais, e considerando tais aspectos, surge uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • arquivistas
  • balada das arquivistas
  • Profissional arquivista
  • perfil
  • PERFIS
  • perfis
  • Perfis
  • perfil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!