O perfil do administrador no mercado de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A crise internacional iniciada no setor imobiliário americano no último trimestre de 2008 teve como consequência uma queda brutal na produção industrial mundial, atingiu o mercado financeiro e de capitais dos EUA e dos países da Europa, e em decorrência da crise o mercado de trabalho mundial foi afetado gradativamente.

Segundo o Jornal Estadão (2009) nos EUA houve uma variaçãomensal na criação de vagas no mercado de trabalho, mostrando o impacto da crise na econômica do país, cujos efeitos americanos chegaram ao Brasil. Dentro do mesmo contexto, o BBC Brasil (2009) afirma que em dezembro de 2008, o mercado de trabalho começou a mostrar os sinais de crise, com 655 mil pessoas demitidas no mercado formal.

Frente aos impactos da crise e todo o processo que a mesmadecorre dentro das empresas, gerou se uma forte concorrência no qual se exigiu um novo perfil de trabalhador, flexível, multifuncional e multiqualificado, para um mercado mais competitivo. No que afirma o Jornal A Tribuna (2009) os profissionais que tem habilidades para gerenciar crises estão ganhando espaço. Trabalhadores com flexibilidade para inovar e resolver problemas das empresas são os maisrequisitados nas seleções.

O mercado se torna mais exigente e está à procura de profissionais que consigam amenizar eventuais problemas financeiros e suas ações devem refletir consciência da conjuntura macroeconômica, com projetos menos onerosos. Com isso há uma crescente valorização do administrador cujo seu perfil é amplo e vem sendo alterado a cada momento e este trabalho tem a necessidade deinvestigar o perfil do administrador exigido pelo mercado em tempos de crise econômica.

O objetivo geral é analisar o mercado de trabalho do administrador, sua formação e o perfil exigido pelo mercado para o enfrentamento da crise. Para tanto, foi utilizada uma metodologia de pesquisa de campo, com entrevista a gestores de Recursos humanos na grande Vitória e a abordagem dos dados foiqualitativa.

Com a finalidade de contribuir para que se tenha uma visão do perfil do administrador que se almeja, e deve estar em sintonia com as necessidades do mundo moderno, sabendo reagir não apenas em conformidade, mas também com as mudanças que ocorre a cada instante.

2. O TRABALHO NA ADMINISTRAÇÃO FLEXÍVEL

A última década tem presenciado a intensificação e o aprofundamento de mudançassubstantivas na dinâmica do capitalismo internacional, gestadas a partir dos anos 70.

Com o avanço tecnológico o trabalho está cada vez mais abstrato, mais intelectualizado, mais autônomo, coletivo e complexo. Por sua vez, o trabalho repetitivo e prescritivo é substituído por um trabalho de arbitragem, no qual é preciso diagnosticar, prevenir, antecipar e interferir em relação a uma dada situaçãoconcreta de trabalho.

As características do trabalho nos setores em que vigoram os novos conceitos de produção, com uso da tecnologia informacional e mudanças organizacionais, tornam-se questionáveis noções como qualificação para o posto de trabalho ou qualificação para o emprego. O trabalho já não pode mais ser pensado a partir da perspectiva de um determinado posto, mais de “famílias deocupações”, que podem e devem ser consolidadas a partir de um conjunto de competências.

A formação para o posto de trabalho, traduzida no treinamento restrito às tarefas exigidas em uma dada ocupação, deve ser revista em face da realidade que se configura, a qual exige do Administrador, veterano ou novato, uma noção ampla de como opera a sua empresa; do mercado onde trabalha; do que pensa o consumidorfinal sobre o produto que está comprando. Verifica-se que a qualidade intelectual mais valorizada nas organizações empresariais é a capacidade de entender e se comunicar com o mundo que está a sua volta.

A atual revolução tecnológica, distintamente da primeira revolução industrial, que teve o mérito de substituir a força física do homem pela energia mecânica, caracteriza-se por ampliar a...
tracking img