o percurso histórico do raciocínio lógico e sua valorização na comtemporanidade

494 palavras 2 páginas
INSTITUTO PRÓ SABER

Lógica e Fundamentos da Matemática:
Questão de raciocínio lógico

O PERCURSO HISTÓRICO DO RACIOCÍNIO LÓGICO E SUA VALORIZAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE

Nos últimos anos, vem-se constatando a necessidade de mudanças no ensino da Matemática. Uma das possibilidades de mudanças é a introdução do raciocínio lógico, pois o mesmo trata-se da aplicação das operações do pensamento, é a lógica matemática e o uso da lógica formal para estudar o raciocínio matemático.
A construção do conhecimento lógico matemático começou quando o homem deu conta das relações quantitativas que podiam ser estabelecidas entre os objetivos, levando em consideração um conjunto de suas características, como forma e tamanho. Daí surgiu a Matemática elaborada de acordo com o modo que os homens resolveriam problemas surgidos no cotidiano. E entender lógica nunca foi uma tarefa simples e tão pouco um dom. Todos têm a oportunidade de aprender desde que seja orientado nesse desempenho. O aprendizado de lógica é um processo longo, que dura além da sala de aula e até mesmo para além da escola.
Os jogos e desafios podem oferecer certo prazer ou satisfação que pode levar o educando ao aprofundamento do estudo de lógica matemática. A aprendizagem segundo Constance Kamii, requer participação mental ativa e autônoma e não é um tipo de conhecimento que deve ser ensinado pela transmissão social, precisa ser construída através da abstração reflexiva. Os professores estão sendo praticamente “obrigados” a ensinar ao alunado não mais a matemática em si e sim a utilizando de forma expositiva, para que assim a sociedade esteja preparada para o novo cenário (contemporâneo).
O raciocínio matemático é por excelência uma ferramenta de suma importância para a construção do saber científico. Num nível mais elementar, é também responsável por nossa habilidade de deduzir, induzir e prever ações ou reações futuras em determinados contextos. Nesse contexto, é mister que os profissionais em educação

Relacionados