O pensamento filosofo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1909 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MODULO II

O pensamento Filosófico: principais representantes

CHAUI, M. Convite à Filosofia.São Paulo: Ática, 2000. Capítulo 4.Principais períodos da história da filosofia
Sá, A. L. Ética Profissional- 9 ª ed- São Paulo: Atlas, 2009. Parte I – Elementos da Ética e Ética como doutrina da conduta humana
ARANHA, M. L.,MARTINS,M.H.P. A.Filosofando: Introdução à Filosofia.-4ª ed ver – SãoPaulo: Moderna, 2009.Unidade 3 Cap 14. A metafísica da modernidade.

Filosofia moderna (do século XVII a meados do século XVIII)

1. “surgimento do sujeito do conhecimento”

A Filosofia, em lugar de começar seu trabalho conhecendo a Natureza e Deus, para depois referir-se ao homem, começa indagando qual é a capacidade do intelecto humano para conhecer e demonstrar a verdade dosconhecimentos. Em outras palavras, a Filosofia começa pela reflexão, isto é, pela volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer sua capacidade de conhecer.
O ponto de partida é o sujeito do conhecimento como consciência de si reflexiva.

O sujeito do conhecimento é um intelecto no interior de uma alma, cuja natureza ou substância é completamente diferente da natureza ou substância de seu corpo e dosdemais corpos exteriores.
2. mudança que diz respeito ao objeto do conhecimento
Para os modernos, as coisas exteriores (a Natureza, a vida social e política) podem ser conhecidas desde que sejam consideradas representações, ou seja, ideias ou conceitos formulados pelo sujeito do conhecimento.
Isso significa, por um lado, que tudo o que pode ser conhecido deve poder ser transformado numconceito ou numa ideia clara e distinta, demonstrável e necessária, formulada pelo intelecto; e, por outro lado, que a Natureza e a sociedade ou política podem ser inteiramente conhecidas pelo sujeito, porque elas são inteligíveis em si mesmas, isto é, são racionais em si mesmas e propensas a serem representadas pelas ideias do sujeito do conhecimento.
3. A realidade, concebida como sistemaracional de mecanismos físico-matemáticos, deu origem à ciência clássica, isto é, à mecânica, por meio da qual são descritos, explicados e interpretados todos os fatos da realidade: astronomia, física, química, psicologia, política, artes são disciplinas cujo conhecimento é de tipo mecânico, ou seja, de relações necessárias de causa e efeito entre um agente e um paciente.

Predomina, assim, nesseperíodo, a ideia de conquista científica e técnica de toda a realidade, a partir da explicação mecânica e matemática do Universo e da invenção das máquinas, graças às experiências físicas e químicas.

Principais pensadores desse período foram: Francis Bacon, Descartes, Galileu, Pascal, Hobbes, Espinosa, Leibniz, Malebranche, Locke, Berkeley, Newton, Gassendi.

Os filósofos modernos aplicaram certasdoses de radicalismo em seus estudos, de acordo com suas preferências em entender o ideal do bem e da conduta do ser.
Como móvel de conduta humana, a Ética tem uma concepção de objeto da vontade ou das regras que a direcionam.
O bem – o que passa a ser matéria nos domínios do volitivo.
A vontade ética – torna-se assunto de grande importância como núcleo de estudos.
Conduta do ser – resposta aum estímulo mental (ação que se segue ao comando do cérebro) e que manifestando-se variável, pode ser observada e avaliada.
Respostas aos estímulos que não são sempre as mesmas, variando sob diversas circunstâncias e condições, não se deve confundir tal fenômeno com um simples comportamento.
Ética – estuda a ação que comandada pelo cérebro é observável e variável, representando a conduta humana.A forma de entender a conduta humana em favor da vida do homem, a partir dos caminhos básicos que deve assumir, variou no tempo em relação a diversos pensadores.

René Descartes (1596-1650) - Racionalismo
Pai da Filosofia Moderna – A Consciência como ponto de partida para as discussões sobre ciência e ética, ao enfatizar a capacidade humana de construir o próprio conhecimento.
* Usa...
tracking img