O pensamento egoísta e sentimental dos campolargos na obra “incidente em antares”

Páginas: 9 (2164 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2011
O pensamento egoísta e sentimental dos Campolargos na obra “Incidente em Antares”

Leonardo Rodrigues da Silva Castro
Brasília (DF), agosto de 2009
INTRODUÇÃO

O pensamento de egoísta significa que se tem amor próprio excessivo, que leva a pessoa a olhar unicamente para os seus interesses, já o pensamento sentimental significa basicamente o contrário, que é uma pessoa bondosa.
O egoísmoé utilizado como uma maneira de se defender psicologicamente que faz com que haja uma separação de suas emoções e de sua intelectualidade.
“A falta de generosidade e a insensibilidade em relação às necessidades dos outros têm raízes numa defesa psicológica que desencadeia nos indivíduos uma ruptura na conexão entre o seu conteúdo emocional e o seu conteúdo intelectual.” (Autor: Cirilo VelosoMoraes).
A bondade está sendo um pouco ofuscada pelo egoísmo, basicamente graças ao capitalismo, pois faz com que as pessoas pensem cada vez mais em conseguir o seu capital, independente de como fará para conseguir.
Mesmo o egoísmo prevalecendo sobre as pessoas, isto não significa que essas mesmas não podem ter sentimentos de bondade, pelo contrário, mesmo pessoas mostrando traços de egoísmo, tambémmostram de bondade. Assim como mostra no livro “Incidente de Antares”, em que os Campolargos, inimigos dos Vacarianos, mostram que mesmo os odiando conseguem ser bondosos com eles, assim que o patriarca da família dos Vacarianos morre.
“... Chico Vaca caiu morto, fulminado pelo que um médico de São Borja diagnosticou como um “ataque de cabeça dos brabos”. Num gesto cavalheiresco, Anacletotransferiu os festejos para dezembro daquele ano, e até mandou em nome da família Campolargo uma coroa de flores para o defunto.” (VERÍSSIMO, 2009, p.27)

O PENSAMENTO EGOÍSTA E SENTIMENTAL DOS CAMPOLARGOS

A história dos Campolargos começa no verão de 1860, em que Anacleto estava pretendendo comprar um terreno nas proximidades de Antares, assim que Anacleto conseguiu o terreno mandou logo construiruma grande residência de alvenaria, para mostrar que tinha riqueza e poder, mostrando que é um natural homem do capitalismo, ou seja, uma pessoa basicamente egoísta.
No verão de 1860 chegou ao conhecimento de Vacariano que um certo Anacleto Campolargo, criador de gado e homem de posses, natural de Uruguaiana, ia comprar terras nas proximidades de Antares.
Anacleto Campolargo mandou logoconstruir uma grande residência de alvenaria em Antares. (VERÍSSIMO, 2009, p.24).
O primeiro encontro de Chico Vacariano com Anacleto Campolargo foi em uma praça, quando se viram, foi ódio a primeira vista. Isto mostra o pensamento egoísta de quererem controlar a cidade, pois foram acostumados a ter o poder cada um sozinho e acabaram se acostumando com o isolamento. “A mesquinhez pode manifestar-se ounão com a acumulação de posses materiais, como também pode aparecer como um ‘refreamento de sentimentos’ ou um ‘auto-distanciamento do mundo’.” (Autor: Cirilo Veloso Moraes).
“A primeira vez em que Chico Vacariano e Anacleto Campolargo se defrontaram nessa praça... Os dois homens estacaram de repente, frente a frente, olharam-se, mediram-se da cabeça aos pés, e foi ódio à primeira vista...”(VERÍSSIMO, 2009, p.24).
Mesmo tendo momentos de egoísmo, também mostrava que era uma pessoa amada pelas pessoas de Antares, pois apesar de tudo o maioral dos Campolargos era uma pessoa com um ar paternal.
“O maioral dos Campolargos, porém, sinuoso e macio, cultivava o murmúrio... Tinha um ar paternal, freqüentemente chamava o interlocutor de “meu filho”, se estava diante dum jovem, ou de “meu chefe”,se falava com um ancião.” (VERÍSSIMO, 2009, p.25).
Em Dezembro, Anacleto Campolargo falece, pois fora picado por uma jararaca e acabou morrendo.
“Dezembro chegou, a cidade preparava-se para as grandes comemorações quando se espalhou a notícia de que o velho Campolargo, que estava na estância, fora picado por uma jararaca, tendo morrido em menos de meia hora.” (VERÍSSIMO, 2009, p.27).
Quem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INCIDENTE EM ANTARES
  • Incidente em antares
  • Incidente em Antares
  • Incidente em antares
  • Incidente em antares
  • Incidentes em Antares
  • Resenha Incidente em Antares
  • Análise do livro incidente em antares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!