O pensamento da criança nas difesrentes fases de desenvolvimento da criança e do adolescente de acordo com piaget e quais as repercusões na escola.

2159 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES-URI-SANTO ÂNGELO
CURSO DE PEDAGOGIA
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

O PENSAMENTO DA CRIANÇA NAS DIFESRENTES FASES DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE ACORDO COM PIAGET E QUAIS AS REPERCUSÕES NA ESCOLA.

Acadêmica: Adriana Friedrich

SANTO ÂNGELO,2011
Relação Desenvolvimento e Aprendizagem

Piaget, entendendo ser praticamente impossível remontar aos primórdios da humanidade e compreender qual foi, efetivamente, o processo de desenvolvimento cognitivo desde o homem primitivo até os dias atuais (Filogênese), voltou-se para o desenvolvimento da espécie humana, do nascimento até a idade adulta (Ontogênese). o sujeito epistêmico (sujeito que conhece) constrói conhecimento, tenha recorrido à Psicologia como campo de pesquisa. Ao elaborar a Teoria Psicogenética, procurou mostrar quais as mudanças qualitativas por que passa a criança, desde o estágio inicial de uma inteligência prática (período sensório-motor), até o pensamento formal, lógico-dedutivo, a partir da adolescência.
Segundo Piaget, o conhecimento não pode ser concebido como algo predeterminado desde o nascimento (inatismo), nem como resultado do simples registro de percepções e informações (empirismo). Resulta das ações e interações do sujeito com o ambiente onde vive. Todo o conhecimento é uma construção que vai sendo elaborada desde a infância, através de interações do sujeito com os objetos que procura conhecer, sejam eles do mundo físico ou cultural.
O que significa, na Teoria Construtivista, os termos assimilação, acomodação, adaptação e equilibração?
Segundo a Teoria Construtivista, o sujeito é ativo e em todas as etapas de sua vida procura conhecer e compreender o que se passa à sua volta. Mas não o faz de forma imediata, pelo simples contato com os objetos. Suas possibilidades, acada momento decorrem do que Piaget denominou esquemas de assimilação, ou seja, esquemas de ação (agitar, sugar, balançar) ou operações

Relacionados