O pedagogo e a inclusão escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1- O pedagogo deve orientar o trabalho docente para que o sujeito com necessidades educacionais especiais não seja somente inserido no espaço escolar e sim incluído. Criar condições para que issoocorra envolve vários fatores que, muitas vezes, fogem da lógica pedagógica, como por exemplo, o espaço físico.
O projeto político pedagógico da escola deve ser adequado aos sujeitos com necessidadeseducacionais especiais, e mais, a constante formação dos professores que lidam diretamente com este sujeito é de fundamental importância para que seja efetivada essa inclusão. Cabe ao pedagogo promovermomentos e materiais de estudo que envolvam a temática .
Há também que se lembrar que todos os sujeitos vêm com conhecimentos de realidade que não pode ser desconsiderado, pois faz parte de suahistória de vida, exigindo uma forma diferenciada no sistema de aprendizagem e é de acordo com subjetividade dos educandos com necessidades educacionais especiais que deve ser orientada a prática docente,cabendo ao pedagogo sempre colocar isso em evidência.
Utilizando currículos e metodologias flexíveis, levando em conta a singularidade de cada sujeito, respeitando seus interesses, suas idéias edesafios para novas situações. Investir na proposta de diversificação de conteúdos e práticas que possam melhorar as relações entre professor e alunos. Avaliar de forma continuada e permanente, dandoênfase na qualidade do conhecimento e não na quantidade, oportunizando a criatividade, a cooperação e a participação.
2- Promovendo momentos de recreação, que é uma prática prazerosa em que os alunosparticipam de atividades descontraídas. Ela pode ser uma importante estratégia de inclusão e socialização, além de desenvolver as habilidades psicomotoras das crianças com necessidades especiais.
3-Sim, pois se uma atividade estiver descontextualizada ou diferente do nível cognitivo em que a criança com necessidades educacionais se encontra, pode promover uma regressão no trabalho educacional...
tracking img